Alagoas, 28 de janeiro de 2022 24º min 31º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322

Espetáculo premiado pela Funarte tem apresentações em Alagoas

Assessoria

11/03/2016 12h12

Foto: Roberto D’Angelo
Foto: Roberto D’Angelo

A companhia ítalo-brasileira, Il Bianconiglio – Circo Teatro, radicada em Recife, promove desde fevereiro e agora em março a circulação do seu espetáculo Il trasporto Umano por seis circos de caráter popular localizados nos Estados de Pernambuco, Alagoas e Bahia. São eles: Gran Londres Circus(PE), Circo Bambolê (PE), Circo Alakazam (PE), Colômbia Circus(PE),Circo do Palhaço Biribinha (AL) e Circo Picolino (BA). No total serão doze apresentações no interior mágico dessas lonas (duas em cada circo).

Pelo conjunto de suas proposições, o projeto intitulado Il Trasporto Umano nas Pegadas do Circo Popular foi contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz/2014.

Faz parte das ações de intercâmbio cultural com as trupes circenses visitadas, a criação do blog Memória e Contemporaneidade dos Circos Populares, cujoobjetivo é a valorização do acesso às informações, aos bens culturais que formam a história dos circos no nordeste brasileiro,integrando os circos populares ao universo midiático da internet, o que faz gerar aproximação com o público interessado no valor artístico desse trabalho com forte característica milenar. Durante a permanência dos artistas nos circos visitados, todos realizarão entrevistas, catalogação de fotos, vídeos e reportagens já publicadas sobre os circos na imprensa nacional.

E completando o ciclo formativo do trabalho proposto pela companhia, realizam a Oficina Escola de Magia, em cada unidade circense parceira do projeto, com carga horária de 6h, destinada, gratuitamente, a vinte e cinco crianças, entre 7 e 12 anos, moradoras dos arredores onde os circos estiverem instalados.

Será oferecida duas apresentações, no final da circulação pelo Nordeste, na cidade do Recife, no Teatro Apolo, com serviço de áudio descrição e interpretação em libras para ´pessoas com deficiência visual e auditiva nos dias 22 e 23 de março.

A essência do projeto Il Trasporto Umano nas Pegadas do Circo Popular reside no fato de promover a valorização dos circos que carecem de infraestrutura, estímulos financeiros e qualificação profissional o que se reverte, ao serem apoiados, em qualidade estética e autoestima positiva. O projeto com o apoio do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz colabora para superação desta necessidade do setor, que sofre com a falta de políticas públicas direcionadas a grupos pequenos. A companhia IL BIANCONIGLIO Circo Teatro irá trazer os seguintes benefícios aos grupos circenses visitados: pagamento de pauta no valor de R$ - 2.000,00 pelos dois dias de apresentação na estrutura do circo e irá disponibilizar aos circos o valor total da bilheteria arrecadada (exceto quando a entrada no circo já for gratuita). E, por fim, promover sua visibilidade na imprensa nacional.

Depoimento da diretora/atriz Soraya Silva:

“Visitar um circo popular é como mergulhar no passado. (...) Historicamente, foi no circo, que inúmeras famílias, de diversas classes sociais pelo interior do Brasil, entraram em contato com a linguagem do teatro pela primeira vez. A magia da lona deu ao teatro palco e abrigo. E por muitos anos, o drama circense foi o refúgio e a garantia da permanência do teatro em momentos de crise. São muitas as curiosidades que o envolvem, como o imaginário coletivo de ‘fugir com o circo’ e de adentrar naquele universo de família-fantasia. O importante é não perdê-los de vista, temos que segui-los sempre em que sua chegada e partida forem anunciadas, queremos acompanhá-los, sempre atentos nas pegadas do circo popular”.

Histórico da Cia. ILBianconiglio

Nasceu há 15 anos com o nome Circo in Bottiglia, fundada por artistas residentes em Pernambuco e na Itália. Em 2012, passou a ser uma Associação Cultural,Associazione Culturale Il Bianconiglio, atuando intensamente na Itália e reunindo vários grupos/artistas com o mesmo perfil de trabalho. Realizam estudos da linguagem Circo/Teatro e promovem projetos de arte-educação pela Europa e no Brasil. Com o espetáculo Il trasporto Umano, cuja estreia foi em 2008, em Montegiorgio (Itália), realizaram turnês na região Marche e em países como Grécia, Espanha e Egito. Participou de importantes festivais, entre eles, Feste delle Stregghe em Sangiovane Marignaro na Itália, 16º Janeiro de Grandes Espetáculos e do Festival Rec Beat, no Recife; do projeto Sexta Cultural em Água Preta no interior de Pernambuco; compôs a programação do V Festival do Banco do Nordeste das Artes Cênicas nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte (CE) e Sousa (PB). Em 2014, foi convidado para a Mostra do Teatro SESC Glória no Espírito Santo. E em 2015, com o espetáculo Alice e il Mago,a Cia. integrou a programação da Mostra Internacional de Teatro de Valongo (MIT – Valongo)em Portugal. E atualmente, desenvolve o projeto de intercâmbio cultural aprovado peloPrêmio Funarte de Teatro Myrian Muniz intitulado Il Trasporto Umano nas pegadas do circo popular circulando pelos Estados de Pernambuco, Alagoas e Bahia.

POGRAMAÇÃO:


MARÇO


11, 12, 13  - CIRCO DO PALHAÇO BIRIBINHA – ARAPIRACA- AL

18, 19 - CIRCO PICOLINO - BA

22, 23 - Teatro Apolo - PE  Apresentações gratuitas com acessibilidade de audio descrição e libras 

Oficina - Escola de Magia em cada unidade circense! 


Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade