Secretaria de Educação planeja ações integradas para 2016

Por SECOM/MACEIÓ 21/01/2016 - 11:16

ACESSIBILIDADE

Secretaria de Educação planeja ações integradas para 2016

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realiza nesta quarta (20) e quinta-feira (21), no Auditório de Formação Paulo Freire, o II Workshop de Planejamento Integrado Digen (Diretoria Geral de Ensino) e DGE (Diretoria de Gerenciamento Escolar).

A proposta de trabalho, bem como as ações que estão sendo desenvolvidas por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) em parceria com a Semed têm como objetivo otimizar esforços em busca de ações eficazes na educação no ano de 2016.

Equipes de gestão e da área pedagógica participam deste segundo encontro,  Durante o workshop, os participantes construirão um plano de atividades seguindo os objetivos estratégicos e suas respectivas metas. O encontro tem uma metodologia de apresentações e trabalhos em grupos divididos em três equipes: gerenciamento escolar, pedagógico e educação integral. Para contextualizar o trabalho dos grupos, logo na abertura do workshop, foi feita a avaliação da primeira etapa do planejamento, realizada em dezembro do ano passado.

A secretária Ana Dayse Dorea abriu o workshop e enfatizou a importância do trabalho que será desenvolvido neste ano. Para ela, o momento é de redobrar o empenho na operacionalização dos objetivos estratégicos e das metas já traçadas para 2016. “A nossa proposta hoje aqui, é discutir com vocês como vamos trabalhar a educação tanto no contingente gerencial como pedagógico em 2016″, anunciou a secretária.

“A meta é obter resultados satisfatórios, a exemplo dos que já alcançamos nos últimos anos, entre eles, estão a melhoria no Índice da Educação Básica (Ideb) e a criação de produtos importantíssimos com as Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental, as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil e agora o foco é o apoio à implementação das orientações curriculares para educação especial, além da elaboração do caderno de orientações curriculares para Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre tantas outras para este ano”, pontuou Ana Dayse.

A secretária reforçou ainda que o Plano Municipal de Educação (PME) deve ser o guia e a referência para qualquer trabalho que é feito pela Educação “ Nós temos o plano que é Lei, ele é a nossa referência. É por este documento oficial da rede que devemos nos nortear. Temos muito ainda para ser feito, o desafio continua, mas estamos no caminho certo”, afirma ela.

A coordenadora geral do projeto Pnud/Semed, Rita Hipólito, salientou que todo o planejamento volta o olhar para a educação de uma forma geral, mas que para isso, é preciso trabalhar de forma conjunta e integrada. “Todo o nosso trabalho tem o foco na escola, na gestão escolar, em dados, nas ações pedagógicas da educação especial, EJA, nas parcerias, na educação integral bem como nas boas práticas de ensino e de gestão”, destaca ela.


Encontrou algum erro? Entre em contato