Prefeitura discute revisão do Plano Diretor

Por SECOM/MACEIÓ 22/12/2015 - 10:18

ACESSIBILIDADE

Foto:Marco Antônio/ Secom Maceió
Foto:Marco Antônio/ Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió promove, por meio da Secretaria Municipal do Planejamento e do Desenvolvimento (Sempla), um conjunto de consultas públicas para a Revisão do Plano Diretor de Maceió. Divididas em oficinas técnicas/temáticas e audiências públicas, as ações tiveram início no dia 5 de outubro e prosseguem nos primeiros meses de 2016.

A 3ª Audiência Pública foi realizada no último dia 12 e atendendo reivindicações dos envolvidos no processo, a Prefeitura anunciou que as discussões serão estendidas até os primeiros meses de 2016.

As consultas públicas são necessárias à construção do documento, que vai nortear o desenvolvimento da capital alagoana nos próximos 10 anos.  “No ano em que Maceió completa seus 200 anos, temos a satisfação de rediscutir o Plano Diretor que vai nortear o desenvolvimento e o crescimento da cidade pelos próximos 10 anos, mas não queremos crescer de qualquer forma. Queremos crescer de maneira racional, sustentável, pensando as questões de acessibilidade, mobilidade, infraestrutura e todos os aspectos que precisam ser debatidos para construir um plano diretor sólido, justo, resultado de um trabalho democrático, fruto de um debate profícuo com a população”, afirma o prefeito Rui Palmeira.

Nesta etapa, estão sendo processadas aproximadamente 400 contribuições, resultantes dos encontros anteriores para a construção do Caderno Técnico Preliminar, com o foco no Macrozoneamento e Zoneamento Urbanos alinhados, além de projetos de estruturação urbana.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento de Maceió, Messias Costa, a revisão segue amadurecendo para o desenvolvimento mais orientado, justo e equilibrado da cidade. “Felizmente, conseguimos um parecer da Justiça para estender a discussão, o que é muito bom. O processo está ganhando mais musculatura e certamente ao final, teremos um Plano que vai contemplar a população, segundo suas reais necessidades”, disse.

Para Ana Lúcia Menezes, representante da sociedade civil, por meio do Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu, estender o processo é fundamental para a consolidação das propostas. “Tenho participado de todas as discussões, mas essa é uma construção que precisa de tempo. Hoje tivemos uma feliz surpresa ao saber que o processo será finalizado nos primeiros meses de 2016. Ganhamos mais tempo para discutir a revisão do Plano, é fundamental que a população participe e se conscientize da importância dessa ferramenta”, frisou.


Encontrou algum erro? Entre em contato