Secretário empossa integrantes da Câmara Setorial da Apicultura

Por ASCOM SEAGRI 22/12/2015 - 09:56

ACESSIBILIDADE

Foto: Petrônio Viana
Foto: Petrônio Viana

Os 35 integrantes da Câmara Setorial da Apicultura e Meliponicultura de Alagoas foram empossados nesta segunda-feira (21) pelo secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos. A câmara foi criada em novembro, por decreto assinado no município de Coruripe pelo governador Renan Filho, durante a segunda edição do Governo Presente.

A criação da Câmara Setorial atende a uma demanda apresentada pelo próprio segmento durante reunião promovida pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) no mês de março, onde foram debatidas as diretrizes e alternativas para o desenvolvimento da atividade em Alagoas. Ela servirá como fórum de interlocução entre os produtores, o poder público e a iniciativa privada.

O secretário Álvaro Vasconcelos ressaltou a importância do colegiado para a efetivação de ações de apoio ao produtor de mel de Alagoas. “Vamos estabelecer parcerias com a iniciativa privada, além de fortalecer a relação entre esse segmento produtivo e o Governo do Estado, reunindo as demandas e apontando as alternativas e ações prioritárias a serem adotadas. Nesse fórum, os apicultores também poderão discutir alternativas para retomada do crescimento, ampliação do mercado e aprimoramento de técnicas produtivas”, disse Álvaro Vasconcelos.

O presidente da Câmara Setorial, Maurício André Correia, representante da Cooperativa de Pequenos Animais de Santana do Ipanema (Coopasil), apontou a falta de água e de ausência de normatização do setor como primeiros problemas a serem abordados pelo colegiado.

“A escassez de água tem provocado a redução dos enxames no interior do Estado, principalmente no Agreste e Sertão. Vamos trabalhar esse problema junto às prefeituras e aos órgãos governamentais. Também vamos buscar a regularização das unidades de extração e das casas de mel, com os selos de Inspeção Federal (SIF), Estadual (SIE) e Municipal (SIM) para, quando estivermos produzindo numa escala maior, termos a garantia de que a cadeia se feche com a comercialização do produto”, explicou Correia.

Integram a Câmara Setorial da Apicultura e Meliponicultura representantes da Seagri, Sedetur, Mapa, Conab, Codevasf, Faeal, IABS, Ufal, Uneal, Emater, IMA, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Sebrae, Fetag, Associação Alagoana de Supermercados (ASA), além de representantes de diversas cooperativas e associações de produtores de mel de todas as regiões do Estado.


Encontrou algum erro? Entre em contato