Malha fina da Receita apura diferença de R$ 12,7 milhões em empresas de Alagoas

Por Ascom/DRF-AL 15/12/2015 - 15:35

ACESSIBILIDADE


A segunda fase da malha fina da pessoa jurídica (PJ) da Receita Federal detectou indícios de sonegação no valor de R$ 12.718.763,36 em 154 pessoas jurídicas de lucro presumido em Alagoas. A apuração se refere ao ano-calendário 2013.

O montante apurado corresponde à diferença entre os valores de IRPJ e CSLL informados na Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) e declarados na Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF).

Na segunda-feira, 14, o órgão começou a enviar cartas para os endereços cadastrais dessas PJ incentivando-as a se regularizarem de forma espontânea. O contribuinte poderá se autorregularizar até o início do procedimento fiscal, previsto para fevereiro de 2016.

Agindo assim, estará livre das possíveis autuações - com multas que podem chegar a 225% do valor apurado - e até de representação ao Ministério Público Federal por crime de sonegação fiscal.

As diferenças encontradas pelo fisco federal e as orientações para autorregularização podem ser consultados em extrato disponível no sítio da RFB na internet, com acesso por assinatura digital válida (e-CAC).

A RFB acompanhará de perto a autorregularização dos contribuintes com o objetivo de, a partir de fevereiro, iniciar procedimentos fiscais naqueles que não se ajustarem. Neste caso, os procedimentos alcançarão os anos-calendário de 2012 e de 2013.


Encontrou algum erro? Entre em contato