Pelé, Tite e Chico Buarque assinam manifesto por renúncia de Del Nero

Por Folhapress 15/12/2015 - 15:24

ACESSIBILIDADE


O movimento que pede a renúncia imediata de Marco Polo Del Nero da presidência da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) conta com o apoio de mais de cem personalidades, incluindo técnicos, atletas, ex-atletas, artistas e jornalistas.

Pelé, os técnicos Tite, Zico, Dorival Junior e Paulo Autuori e os ex-jogadores Rogério Ceni e Alex estão entre os que assinaram o documento batizado de "Manifesto por uma nova CBF". Entre os signatários, há ainda compositores, como Chico Buarque, cineastas, como Walter Salles e José Padilha, e apresentadores, como Faustão e Luciano Huck.

Entre os colunistas da Folha de S.Paulo que assinam o manifesto estão Juca Kfouri, Tostão, Paulo Vinicius Coelho, Mariliz Pereira Jorge, Antonio Prata e Gregório Duvivier.

"Exigimos a renúncia definitiva de Marco Polo Del Nero e sua diretoria, seguida da convocação de eleições livres e democráticas para o comando da CBF, sem a atual cláusula de barreira, mecanismo que impede a aparição de posições independentes ao sistema vigente, pois exige oito assinaturas de federações e mais cinco de clubes para candidaturas", diz o texto.

O movimento foi organizado por jogadores que integram o Bom Senso FC, como Paulo André, e a ONG Atletas, que tem a ex-jogadora de vôlei Ana Moser e o ex-são-paulino Raí como diretores.

Eles organizaram uma manifestação nesta terça-feira (15), às 15h, em frente à sede da CBF, no Rio de Janeiro.

Abaixo, a íntegra do texto:

"Manifesto por uma nova CBF

Brasil, dezembro de 2015

A Confederação Brasileira de Futebol vive a maior crise de sua história.

Seus últimos três presidentes são réus em investigação policial internacional por fraude na CBF e na FIFA. José Maria Marin está preso desde maio, Ricardo Teixeira e Marco Polo Del Nero estão indiciados pela Justiça dos EUA desde o dia 3 de dezembro.

Compreendemos que a sucessão determinada por um estatuto viciado, que foi arquitetado e aperfeiçoado para a manutenção do poder nas mãos dessa mesma linhagem, é ilegítima e imoral.

Exigimos a renúncia definitiva de Marco Polo Del Nero e sua diretoria, seguida da convocação de eleições livres e democráticas para o comando da CBF, sem a atual cláusula de barreira, mecanismo que impede a aparição de posições independentes ao sistema vigente, pois exige oito assinaturas de federações e mais cinco de clubes para candidaturas.

A crise de corrupção é a face mais visível de um profundo problema estrutural, que travou o desenvolvimento do futebol brasileiro em todas as suas dimensões.

Conclamamos a Procuradoria Geral da República, a Polícia Federal e a Receita Federal a não deixar impunes quem corrompeu ou quer continuar a corromper o futebol pentacampeão mundial.

Aos clubes e federações, pedimos que se paute e vote a alteração de pontos estatutários necessários para a democratização e desenvolvimento de nossa maior paixão, inexorável e sem volta.

De nossa parte, signatários deste manifesto, acreditamos que, caso as mudanças sejam iniciadas, os novos mandatários da CBF, juntamente com os muitos personagens capacitados e honrados da comunidade do futebol saberão criar as condições para a reconstrução da credibilidade, confiança e retomada do protagonismo esportivo do futebol brasileiro, de seus jogadores, da alegria do jogo e, principalmente, dos torcedores".


Encontrou algum erro? Entre em contato