EM FORTALEZA

Secretário Luciano Barbosa se reúne com ministro Aloizio Mercadante nesta segunda

Por AGÊNCIA ALAGOAS 14/12/2015 - 11:08

ACESSIBILIDADE

Foto: Ana Paula Lins
Foto: Ana Paula Lins

O secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, participa de encontro nesta segunda-feira (14) entre secretários de Educação da região Nordeste e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em Fortaleza, no Ceará. Na pauta da reunião, questões relativas à alfabetização, financiamento e o programa Mais Educação.

Barbosa revelou a notícia em entrevista ao radialista Elisio Silva, no programa A Hora da Verdade, da Rádio Jovem Pan AM.  “Semana passada, tivemos uma conversa com o ministro e ele teve uma boa impressão de Alagoas. Apresentamos as ações que estão sendo empreendidas no que se refere à alfabetização e sistemas de avaliação. No dia 14, na reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Educação, os gestores do Nordeste discutirão com o ministro questões relativas à alfabetização, escolas com IDEB [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] baixo, Programa Mais Educação e financiamento”, adiantou Barbosa na entrevista.

Na terça-feira (15), Barbosa e um grupo de técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e secretários municipais de Educação conhecerão projetos desenvolvidos pelo Governo do Ceará no tocante a sistemas de avaliação educacional, escolas de tempo integral e os instrumentos e modelos de gestão da Seduc cearense.

“Convidamos a União dos Dirigentes Municipais de Educação, a Undime, a participar desta reunião no Ceará, pois entendemos que, para melhorar a Educação de Alagoas, é preciso uma ação conjunta”, declarou o secretário.

Avaliação e transporte  

Durante a entrevista, Barbosa também falou da Avaliação de Aprendizagem da Rede Estadual de Educação (Areal), sistema que visa promover um diagnóstico da qualidade de ensino e desempenho dos alunos do Ensino Médio da rede estadual, identificar os entraves à aprendizagem e implantar estratégias para a melhoria do aprendizado. As provas foram aplicadas nos dias 1º e 2 de dezembro para 98.761 estudantes, que foram avaliados em Língua Portuguesa e Matemática.

 “Queremos identificar quais são as dificuldades de nossos estudantes do Ensino Médio em sala de aula e, por isso, aplicamos esta avaliação que nos fornecerá dados por aluno, escola e microrregião, que nos permitirão desenvolver as intervenções pedagógicas necessárias para obtermos avanços na aprendizagem”, destacou.

O secretário falou ainda que, em 2016, o Governo pretende ampliar o processo de municipalização do transporte escolar por meio do programa de Gestão Integrada do Transporte Escolar (Geite), parceria onde o Estado repassa os recursos aos municípios para o transporte de estudantes da rede estadual. “Em 2015, 73 municípios fizeram adesão à Geite. Para 2016, a meta é chegar a 101 municípios”, disse o secretário.


Encontrou algum erro? Entre em contato