Petrobras oferece oficina para moradores da região metropolitana de Maceió

Por ASCOM PETROBRAS 10/12/2015 - 11:01

ACESSIBILIDADE

Petrobras oferece oficina para moradores da região metropolitana de Maceió

A Petrobras vai promover, entre os dias 14 e 17 de dezembro, a oficina de Estruturação de Pessoa Jurídica para moradores da região metropolitana de Maceió – Marechal Deodoro, Coqueiro Seco, além da capital alagoana. A atividade integra o ciclo de oficinas de gestão social nas comunidades de abrangência do Programa Petrobras Agenda 21. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer e fomentar a autonomia dos fóruns comunitários instaurados na primeira etapa do programa.

A turma contempla, prioritariamente, jovens e adultos que já participam dos fóruns das Agendas 21 Comunitárias das comunidades do Conjunto José Dias e Loteamento Terra da Esperança, em Marechal Deodoro; Brasília e Cadoz, em Coqueiro Seco; e Vila dos Pescadores do Trapiche da Barra (Jaraguá), em Maceió. As aulas serão realizadas na Escola Municipal Paulo Soares de Albuquerque (Rua Vinte e Três de Agosto, 19, Coqueiro Seco), das 13h30 às 18h30. Será disponibilizado transporte aos participantes. Estas comunidades já foram contempladas com as oficinas de Produção Textual e Empreendedorismo Social, Cooperativismo e Economia Solidária. As atividades têm o apoio dos fóruns das Agendas 21 Comunitárias, criados na primeira etapa do programa.

Essa fase do PPA21 contempla quatro oficinas e um curso de comunicação comunitária, somando 300 horas de capacitação. As atividades serão desenvolvidas em 83 cidades de 12 estados – Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Iniciado em maio deste ano, o processo de capacitação prossegue até junho de 2016.

Sobre o programa

O Programa Petrobras Agenda 21 é a primeira experiência com foco em comunidades implementada em larga escala por uma empresa no Brasil e no setor de energia mundial. A iniciativa é um desdobramento da Agenda 21 da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Rio 92) e sua aplicação ocorre em todo o país onde há unidades da companhia com vistas ao desenvolvimento sustentável dessas regiões.

Na primeira fase houve a sensibilização de lideranças, moradores e poder público. Esses representantes elaboraram um plano de ação participativo a partir da instauração de fóruns das Agendas Comunitárias em cada localidade, cuja finalidade é fomentar o desenvolvimento do protagonismo cidadão. A segunda fase prevê a ampliação da atuação dos fóruns com foco na integração das comunidades, capacitação das lideranças comunitárias e criação de rede de comunicadores comunitários para disseminar conceitos de sustentabilidade, desenvolvimento socioambiental e territorial.


Encontrou algum erro? Entre em contato