TARTARUGAS

Especialistas iniciam monitoramento de tartarugas na Barra de São Miguel

Por 09/11/2015 - 11:27

ACESSIBILIDADE

Especialistas iniciam monitoramento de tartarugas na Barra de São Miguel

Uma equipe formada por especialistas em tartarugas marinhas já iniciou o trabalho de monitoramento desses animais na área de praia que fica em frente ao Loteamento Reserva Saint-Michel, situado na Barra de São Miguel, no Litoral Sul de Alagoas. O objetivo da iniciativa é monitorar as possíveis ocorrências de desovas na localidade e, assim, ajudar a conservar as espécies e o meio ambiente após a chegada do empreendimento.

A ação faz parte do Programa de Monitoramento de Desova de Tartarugas que vem sendo implantado na Reserva Saint-Michel. Durante 12 meses, os profissionais da Teia Serviços Ambientais, em parceria com o Instituto Biota de Conservação, estarão atentos à possível presença do animal em uma área que compreende 2,8km de faixa de areia que fica em frente ao empreendimento.

Além de monitorar as desovas, o programa também visa ao acompanhamento das eclosões dos ovos das tartarugas marinhas e ao manejo de ninhos que estejam situados em áreas de risco. O programa consiste em percorrer o trajeto demarcado três vezes por semana, durante o período de um ano, sempre no turno da manhã.

A faixa de areia foi demarcada a cada 100 metros para facilitar as marcações dos ninhos de tartarugas no ato da desova, ajudando na localização dos mesmos no momento da eclosão de ovos, o que acontece no período de 45 a 60 dias após a ovoposição.

"As informações colhidas farão parte de um banco de dados que registra todos os encalhes e ocorrências de tartarugas marinhas no litoral do Nordeste brasileiro. Os dados ajudam a entender a distribuição e biologia desses animais e, com isso, definir estratégias de ações em prol da conservação", afirma o ecólogo Mateus Gonzalez, da Teia Serviços Ambientais.

Apesar de o período de desova de tartarugas compreender os meses de setembro a março, época mais quente do ano, a atenção dos especialistas voltadas para a área será a mesma durante todo o período de monitoramento.

De acordo com Bruno Stefanis, do Instituto Biota, os trabalhos vão permitir que os órgãos conheçam não só os picos de desovas, mas também de encalhes na região. Este trabalho reforça e é complementar à dedicação voluntária de um grupo de ecólogos de Barra de São Miguel que realiza um monitoramento, mais esporádico, sob coordenação da Secretaria de Meio Ambiente do município.

Mas a preocupação com as tartarugas marinhas por parte do empreendimento não fica somente no monitoramento das desovas e dos ninhos. O Loteamento Reserva Saint Michel também prevê a implantação de iluminação direcional com o objetivo de evitar que os filhotes, ao nascerem, sigam no sentido do continente, atraídos pela iluminação das residências, ficando vulneráveis a atropelamentos, aos predadores ou sujeitos a morrerem de desidratação. Com a utilização da luz direcionada, os filhotes de tartarugas marinhas seguirão seu percurso natural em direção ao mar.

SOBRE O EMPREENDIMENTO

O Loteamento Reserva Saint-Michel fica situado em um terreno que terá 65% de sua área transformada em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), que ficará sob a responsabilidade dos futuros moradores do empreendimento.

Para garantir a conservação da flora local, diversos programas estão sendo executados desde o início da instalação do empreendimento. Um deles é o de Monitoramento e Salvamento da Supressão de Vegetação, que já fez o resgate e o transplantio de mais de 600 palmeiras.

Entre outros programas, há também o de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC), que vem sendo executado no canteiro de obras e visa à destinação correta dos materiais descartados e à redução do volume de lixo gerado na obra.

Fonte: GazetaWeb


Encontrou algum erro? Entre em contato