CHIKUNGUNYA

Alagoas contabiliza 12 casos confirmados da doença chikungunya

Por 22/10/2015 - 11:22

ACESSIBILIDADE

Alagoas contabiliza 12 casos confirmados da doença chikungunya

A Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau) informou, nesta quarta-feira (21), que foram confirmados 12 casos de Chikungunya no estado. Destes, onze foram registrados no município de Major Isidoro e um em Arapiraca. Em todos os casos, os pacientes foram tratados e estão curados da doença.

A confirmação foi feita após a avaliação das amostra de sangue dos pacientes no Instituto Evandro Chagas (IEC), que fica no estado do Pará. As amostras de sangue para a realização dos exames foram coletadas e enviadas ao IEC pelo Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL).

Com a confirmação da presença da doença em Alagoas, a gerente de Vigilância Epidemiológica da Sesau, Cleide Moreira, alerta para o combate ao mosquito Aedes aegypti. Trabalho que já vem sendo executado pelos técnicos da Sesau, em parceria com os gestores dos 102 municípios.

O mosquito é transmissor da dengue, da febre do Chikungunya e do Zika vírus. “Temos a presença desses três agravos em Alagoas e registramos um elevado índice de infestação do Aedes aegypti. Por isso, a população deve permanecer vigilante e combater os focos do mosquito”, expõe Cleide Moreira.

Ela destaca que o trabalho dos agentes de endemias dos municípios deve ser intensificado e que os alagoanos devem realizar a eliminação de possíveis criadouros, protegendo os depósitos de água para consumo humano, além de apoiar e participar do trabalho dos agentes municipais de controle de endemias.

“Cabe aos gestores municipais garantir a limpeza urbana, a coleta sistemática, além de inspecionar imóveis abandonados ou fechados, que podem abrigar”, recomenda.

 DOENÇA

A febre do Chikungunya é uma doença semelhante a dengue, causada por vírus. O nome Chikungunya significa “aqueles que se dobram” no dialeto Makonde da Tanzânia, por ser um termo usado para identificar àqueles que sofriam com o mal.

A transmissão ocorre pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. Entre os principais sintomas estão febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Entretanto, a diferença da febre do Chikungunya está no seu acometimento das articulações, causando inflamações com fortes dores.

Fonte: G1


Encontrou algum erro? Entre em contato