PIB

Produto Interno Bruto de Alagoas deve cair 2,9% em 2015

Por 15/10/2015 - 09:53

ACESSIBILIDADE

Produto Interno Bruto de Alagoas deve cair 2,9% em 2015

A crise econômica vai reduzir o Produto Interno Bruto (PIB) de quase todas as unidades da federação em 2015, conforme projeções divulgadas pelo Banco Santander. Em Alagoas, a retração prevista é de -2,9%, o 5º pior desempenho da Região Nordeste. Pernambuco é o estado com a maior previsão de recessão do país. Lá, esse índice deve chegar a -4%.

De acordo com informações divulgadas pelo O Globo, a projeção do PIB para o Brasil em 2015 é de -2,8%. Apenas o estado do Pará não deve apresentar um desempenho negativo, se mantendo estagnado, ou seja, com 0% de variação.

Em Alagoas, a recessão financeira já vem sendo sentida em diversos setores da economia. No comércio, o movimento caiu consideravelmente e várias lojas já fecharam as portas e encerraram as atividades no estado. No setor da construção civil, cerca de 20 mil trabalhadores já foram demitidos somente em 2015.

A menor recessão deve ser registrada pelo Espírito Santo, com um índice de 0,3%. Além de Pernambuco, os estados de Goiás (-3,8%), Amazonas (-3,8%) e Paraíba (-3,7%) são os que devem apresentar os piores PIBs do país.

A projeção divulgada pelo banco é semelhante à dos economistas do mercado financeiro, que esperam contração de 2,97%, de acordo com o mais recente boletim Focus, pesquisa do Banco Central com mais de cem instituições financeiras.

A economia brasileira não enfrenta uma recessão desde 2009, quando, na esteira da crise global, recuou 0,2%. Nem naquele ano o tombo foi tão disseminado: em 2009, o PIB de 17 das 27 unidades da federação avançou.

Fonte: GazetaWeb


Encontrou algum erro? Entre em contato