SUS

Cartão SUS é lançado como aplicativo pelo Ministério da Saúde

Por 07/10/2015 - 09:52

ACESSIBILIDADE

Cartão SUS é lançado como aplicativo pelo Ministério da Saúde

O usuário do Sistema Único de Saúde tem à disposição uma nova ferramenta de acesso a suas informações de saúde: o Cartão SUS Digital. Lançado pelo Ministério da Saúde (MS), a novidade é um aplicativo disponível inicialmente apenas para smartphones com sistema Android, que dispõe de ferramentas importantes como o controle da aferição de pressão e medição de glicemia, o que é essencial para quem tem diabetes e hipertensão.

“O aplicativo vai facilitar muito a vida da população, que vai garantir o Cartão SUS na mão em qualquer lugar que vá, assegurando o atendimento e o registro de suas informações de saúde em qualquer circunstância e sem risco de perder o documento. Qualquer unidade de saúde, clínica ou hospital terá que prestar o atendimento com o Cartão SUS Digital, que deverá ser apresentado com um documento de identificação”, afirma a coordenadora do Cartão SUS em Maceió, Mary Higina Romeiro.

Com o aplicativo o Ministério da Saúde espera, com o aperfeiçoamento da ferramenta, ampliar a oferta de serviços disponíveis, como a busca de serviços de saúde com o auxílio de mapas, alerta de consultas marcadas na rede pública e, brevemente, até solicitar marcação dessas consultas pelo aplicativo. A iniciativa deverá trazer economia aos cofres públicos. Isso porque, apenas em 2014, o Ministério da Saúde destinou R$ 4 milhões para a compra de mais de 13 milhões de mídias plásticas do cartão.

Ainda de acordo com o MS, o cidadão também poderá indicar se possui alguma alergia, informar se faz uso contínuo de medicamentos, adicionar contatos de emergência e compartilhar as informações com médicos por quem estejam sendo acompanhados, o que permite traçar o diagnóstico e ofertar o tratamento mais adequado ao histórico do paciente.

COMO EMITIR O CARTÃO SUS DIGITAL:

Para descobrir o número do Cartão, o cidadão pode entrar no aplicativo, informando seu número de CPF e data de nascimento. Quem ainda não tiver o Cartão SUS, pode fazer o cadastro e emitir pelas unidades de saúde pública que prestam atendimento nos estados e municípios. É necessário informar o nome do usuário do SUS, o nome da mãe, o sexo, raça e etnia, o município de naturalidade, a data de nascimento e o endereço.

Em Maceió, a emissão do cartão é descentralizada e pode ser realizada nas seguintes unidades: Roland Simon, localizada no Vergel do Lago (no período da tarde); João Paulo II, no Jacintinho (apenas pela manhã); e Ib Gatto Falcão, no Tabuleiro (pela manhã e à tarde). Além desses locais, o cadastro pode ser feito na própria sede do Cartão SUS, que funciona no PAM Salgadinho, no bairro do Poço, em frente ao setor de Reabilitação, no bloco O, das 7h às 17h.

Fonte: Cada Minuto


Encontrou algum erro? Entre em contato