FALÊNCIA

Municípios alagoanos podem enfrentar falência, afirma líder da bancada federal

Por 06/10/2015 - 09:55

ACESSIBILIDADE

Municípios alagoanos podem enfrentar falência, afirma líder da bancada federal

A situação financeira dos municípios alagoanos tem preocupado muitos gestores diante da diminuição da arrecadação, nos repasses feitos pelo governo federal, e, principalmente com a queda dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O impacto da crise financeira resultou no reconhecimento de falência, anunciado na semana passada pela prefeitura de Satuba.

Durante o encontro com empresários da construção civil em Alagoas, o líder da bancada federal, o deputado Ronaldo Lessa (PTD), mostrou sua preocupação de outras cidades também assumirem a falência. Segundo ele, alguns municípios passarão por situação semelhante, principalmente na área da saúde.

O pouco recurso para manter os serviços básicos de saúde para população já tem preocupado os secretários de saúde dos 102 municípios. Arapiraca, recentemente, optou pela demissão de dezenas de funcionários terceirizados e a diminuição de alguns programas de assistência à saúde por não conseguir arcar com as despesas.

Para Ronaldo Lessa, o cenário é muito delicado e os prefeitos necessitam ter muita criatividade para não ultrapassar para o ponto crítico, além de buscar parcerias. A articulação para conseguir recursos e “encurtar” o caminho para chegar até o governo federal é um dos pontos analisados por Lessa sobre a nomeação do ex-vice governador, José Thomás Nonô para Secretaria Municipal de Saúde.

“Nonô pode sim ajudar a saúde de Maceió. Mesmo com a escassez de recursos, Nonô tem experiência, é hábil para encurtar o caminho e tentar agilizar as necessidades da pasta”, pontuou o parlamentar. Maceió acumula desde 2013 um déficit de quase de R$ 6 milhões de recursos destinado somente para saúde.

LIBERAÇÃO DE RECURSOS

O líder da bancada federal garante que os parlamentares alagoanos estão se esforçando para conseguir a liberação de recursos para os municípios, amenizando assim os efeitos da crise financeira. No entanto, segundo Lessa, tem sido uma tarefa muito complicada e difícil.

O parlamentar colocou que o presidente do Senado, Renan Calheiros, tem buscado soluções junto a presidente Dilma Roussef, mas tem sido difícil.  “A crise é geral e não tem concentrado apenas para os gestores municipais. Em termos de Estado, Renan Filho também tem encontrado dificuldades”, comentou ele.

Fonte: Cada Minuto


Encontrou algum erro? Entre em contato