DETRAN

Detran suspende mais de 700 carteiras de habilitação em 2015

Por 01/10/2015 - 10:50

ACESSIBILIDADE

Detran suspende mais de 700 carteiras de habilitação em 2015

Mais de 700 pessoas já tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em Alagoas somente de janeiro a setembro deste ano. O número é considerado alto, tendo em vista que a punição é aplicada nos casos em que o condutor é flagrado dirigindo sob efeito do álcool ou quando ele acumula infrações que são consideradas médias, graves ou gravíssimas dentro o período de um ano da 1º CNH.

De acordo com o presidente do Detran em Alagoas, Antônio Carlos Gouveia, o número representa apenas os casos flagrados durante as fiscalizações, mas a tendência é que, se fossem punir todos os infratores, o quantitativo das suspensões seria pelo menos 50 vezes maior.

“O número de infrações que resultou na suspensão da carteira já é altíssimo, mas representa apenas o que conseguimos flagrar. Por isso estamos ampliando as blitz e as ações de fiscalizações”, destaca o presidente do Detran.

Ele explica que no caso do acúmulo de infrações médias, graves ou gravíssimas dentro do período de um ano da 1º CNH, obriga o condutor a participar de um curso de capacitação com duração de 30 horas. A pessoa precisa pagar a quantia de R$ 40 e pode optar pelas aulas teóricas ou práticas.

Já nos casos de embriaguez, o condutor tem a carteira suspensa e precisa passar um ano sem dirigir. Se mesmo após a suspensão ele é flagrado conduzindo um veículo, a carteira é cassada e se faz necessário reiniciar o processo de habilitação.

Fonte: GazetaWeb


Encontrou algum erro? Entre em contato