CÂNCER DE MAMA

Alagoas registra 480 novos casos de câncer de mama por ano

Por 01/10/2015 - 10:39

ACESSIBILIDADE

Alagoas registra 480 novos casos de câncer de mama por ano

A Rede Feminina de Combate ao Câncer e o Grupo Renascer lançaram, nesta quinta-feira (1º), em Maceió, a 2º edição da Campanha Maceió Rosa, que busca a conscientização da população quanto ao câncer de mama. De acordo com dados apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Alagoas registra, por ano, 480 novos casos da doença, dos quais 360 somente na capital. No Brasil, esse número chega a 50 mil.

Ainda de acordo com a pasta, em 2013, Alagoas registrou 144 óbitos devido à doença, sendo 59 em Maceió. No Brasil, foram 14.206 mortes. Os dados referentes a 2014 ainda não foram fechados.

“A campanha é importante para divulgar a necessidade de que as mulheres façam os exames preventivos, se sensibilizem para o autocuidado e, principalmente, para que procurem as unidades de saúde quando detectarem algo ou até mesmo antes disso”, destacou a secretária municipal de Saúde, Silvana Medeiros.

A secretária orienta que as mulheres podem procurar as unidades básicas para o atendimento inicial e, em caso de necessidade, serão encaminhadas para serviços especializados.

“Temos as unidades básicas que fazem o atendimento às mulheres e os médicos encaminham se acharem necessário, se encontrarem algo, para a mamografia, inclusive mulheres antes dos 50 anos. Se for necessário, elas são encaminhadas para unidades mais especializadas, como o PAM Salgadinho, e também para os Cacons, que são o Hospital Universitário (HU) e a Santa Casa, se for detectado o câncer”, afirma.

A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Fátima Canuto, ressaltou que 50% das mulheres já chegam ao SUS com a doença em estágio avançado. Com o Outubro Rosa, o objetivo é que elas sejam identificadas o quanto antes, quando são grandes as chances de cura.

“Há 7 anos fazemos essa campanha em Alagoas e o objetivo é mostrar à população a importância da detecção precoce, para que possamos salvar cada vez mais mulheres. Temos uma campanha, Todas as Marias, justamente para que todas elas tenham direito de acesso aos exames de prevenção. Cerca de 50% das mulheres já chegam aos serviços de saúde em um estágio avançado do câncer. Queremos que elas sejam atendidas antes”, fala.

A coordenadora Municipal do Maceió Rosa é a primeira dama, Tatiana Palmeira. Segundo ela, o município vai intensificar as ações de combate à doença neste mês de outubro.

"Essa é a segunda edição que fazemos em parceria com essas entidades e, além dos serviços normais já oferecidos, a prefeitura vai intensificar as ações, em especial consultas e exames. Durante todo o mês, também teremos várias ações, como palestras e a realização de um bazar”, diz.

Ela disse que, em outubro passado, foram realizadas 5 mil mamografias em Maceió.

Fonte: GazetaWeb


Encontrou algum erro? Entre em contato