VACINAÇÃO

Começa nesta 2ª feira vacinação contra HPV em escolas de Maceió

Por 28/09/2015 - 10:49

ACESSIBILIDADE

Começa nesta 2ª feira vacinação contra HPV em escolas de Maceió

Começa nesta segunda-feira (28) mais uma etapa da campanha de vacinação contra Papilomavírus Humano (HPV) em Maceió. Dessa vez, a segunda dose, que já vinha sendo oferecida nos postos de saúde de todo o estado, será disponibilizada em escolas públicas e privadas da capital e em postos volantes montados em shoppings e supermercados.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a prioridade é imunizar meninas de 9 a 11 anos que já receberam a primeira dose da vacina, no entanto, as estudantes na faixa etária de 9 a 13 anos que ainda não foram imunizadas ou estão com a imunização atrasada também poderão se vacinar.

As meninas que hoje têm 14 anos, mas tomaram a primeira dose da vacina no ano passado também poderão ser imunizadas nesta etapa.

A campanha do Programa Nacional de Imunização (PNI) segue até o dia 10 de novembro. Segundo a coordenadora do PNI, Eunice Raquel Amorim, a vacina previne infecções dos tipos virais e consequentemente o câncer de colo de útero, reduzindo a carga da doença.

“A vacina contra o HPV é indicada para pessoas que nunca tiveram contato com a doença, sendo destinada exclusivamente à utilização preventiva, não tendo efeito nas infecções pré-existentes”, diz Raquel.

A imunização previne contra quatro tipos de HPV: os tipos 16 e 18, que estão presentes em 70% dos casos de câncer de colo de útero, e os tipos 6 e 11, que se mostram presentes em 90% dos casos de verrugas genitais. A vacinação não exclui a necessidade da realização de exames periódicos, como o Papanicolau.

A DOENÇA

O HPV é uma doença sexualmente transmissível (DST), causada pelo Papilomavírus humano. Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV e alguns deles podem causar câncer.

Para ocorrer o contágio, a pessoa infectada não precisa apresentar sintomas. Mas, quando a verruga é visível, o risco de transmissão é muito maior. O uso da camisinha durante a relação sexual impede a transmissão do HPV, que também pode ser transmitido para o bebê durante o parto.

As lesões do HPV geralmente aparecem nos órgãos genitais de homens e mulheres mas também podem aparecer na boca e na garganta. Na presença de sintoma, é recomendado procurar um profissional de saúde para o diagnóstico correto.

Fonte: G1


Encontrou algum erro? Entre em contato