TURISMO

Obras estruturantes promovem desenvolvimento turístico de Alagoas

Por 27/09/2015 - 08:00

ACESSIBILIDADE

Obras estruturantes promovem desenvolvimento turístico de Alagoas

Praias paradisíacas, cenário inspirador, gastronomia baseada em frutos do mar frescos, artesanato singular, cultura diversificada e povo hospitaleiro, tudo isso os visitantes encontram em Alagoas. Por isso, obras estruturantes que promovam melhor a recepção aos passeios dos turistas são fundamentais para o desenvolvimento de um dos estados mais procurados pelos viajantes que desejam um destino de sol, praia e cultura.

 Para fomentar uma das principais atividades econômicas do estado, o Governo de Alagoas busca ações que vão melhorar a recepção dos turistas. O assessor especial da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Augusto Marques, explicou a importância em colaborar com os avanços de Alagoas.

 “O turismo é um dos pilares na geração de emprego e renda de Alagoas, sendo assim, essas obras fortalecem o setor e trazem um grande benefício direto para a população, que tem na praia o seu principal espaço de lazer”, destacou.

 Marques disse, ainda, que as obras que estão em fase de projeto ou em andamento vão melhorar a qualidade de vida da população, atendem às solicitações do trade turístico e oferecem mais estrutura ao passeio, mais tranquilo e agradável aos visitantes que procuram o destino Alagoas como sua melhor opção de viagem para viver momentos inesquecíveis.

 ALÇA DA FLAMENGUINHA

A região da Alça da Flamenguinha, na rodovia AL-105 é uma obra estratégica para o turismo do Estado, uma vez que vai reduzir o percurso entre o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares e o Litoral Norte, o que vai colaborar com o deslocamento do grande fluxo turístico da região. A estrada deverá ser concluída até dezembro de 2015.

 DUPLICAÇÃO AL 101 NORTE

Com a finalidade de melhorar o fluxo de veículos que circulam pelo Litoral Norte alagoano, a duplicação da AL 101 Norte vai encurtar o tempo das viagens pela região e oferecer maior segurança aos motoristas. Essa obra beneficia diretamente a população e os turistas que procuram lazer, sol e mar nas exuberantes praias do Litoral Norte.

 ESGOTAMENTO PRAÇA LIONS

Esta obra está em execução e quando concluída vai acabar com os constantes transbordamentos existentes nessa região de Maceió, além de regularizar os fluxos de esgotos. Esta era uma solicitação antiga do trade turístico, pois além de incomodar a população e os turistas, também ocasionava a contaminação do lençol freático, provocando o surgimento das chamadas ‘línguas negras’.

PORTO- TERMINAL DE PASSAGEIROS

Com o projeto arquitetônico finalizado e aprovado, a construção do terminal de passageiros no Porto de Maceió vai oferecer maior conforto e segurança, além de proporcionar para os turistas que optam por cruzeiros marítimos, todos os equipamentos exigidos em terminais portuários. Com uma estrutura definitiva, o Porto de Alagoas vai dispor de um moderno espaço com posto policial, porta bagagem, alfândega, restaurantes e lojas.

Outro projeto que vai beneficiar o funcionamento do Porto é a construção de um trapiche. Este equipamento funciona como um pier para agilizar o desembarque de passageiros e diminuir o custo com o atracamento dos navios. Com a conclusão destas obras, o estado terá melhor infraestrutura para receber esses navios e poderá promover a chegada de um maior número de cruzeiros.

AEROPORTO

Com o intuito de facilitar e melhorar o deslocamento de passageiros entre os municípios, está em andamento o projeto para a construção de três novos aeroportos no Estado. Os espaços deverão receber voos regionais, em aeronaves de menor porte e com custo acessível. As obras deverão acontecer nos municípios de Arapiraca, Maragogi e Penedo e vão aumentar o fluxo turístico para as regiões.

 VIA LITORÂNEA

 Quem chegar a Maceió para a temporada 2015/2016 irá contar com mais estrutura para o acesso às praias menos exploradas do Litoral Norte. Com a conclusão da primeira fase da Via Litorânea, a capital ganha uma nova orla turística com calçadão, ciclovia, iluminação e outros serviços entre a Praia de Cruz das Almas e Jacarecica, em uma região compostas de praias belíssimas.

 “Em um ano de crise como esse, precisamos investir em competitividade. A Via Litorânea expande nossa orla de forma qualificada, cria uma nova zona turística e oferece oportunidades de negócio ao trade, sinalizando o nosso horizonte de desenvolvimento no Litoral Norte, que tem um enorme potencial paisagístico e cultural a oferecer aos nossos visitantes, especialmente àqueles que se interessam por mais contato com a natureza e cenários mais tranquilos”, ressaltou o secretário de turismo de Maceió, Jair Galvão.

 DRENAGEM NA ORLA

 Outra obra importante prevista para a temporada é a drenagem da orla, com o afastamento das galerias fluviais da praia, o que vai garantir a balneabilidade e a qualidade das águas das praias de Maceió. Outros destaques para essa temporada são os projetos Praia Digital, que vai oferecer rede gratuita de wi fi na orla, e o Praia Viva focado em limpeza da orla, preservação ambiental e ordenamento do serviço dos ambulantes para garantir o atendimento e a tranquilidade dos visitantes. Além disso, os Centros de Atendimento aos Turistas também estão sendo reestruturados. 

Fonte: Agência Alagoas


Encontrou algum erro? Entre em contato