Alagoas, 29 de novembro de 2021 26º min 32º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322
JIU-JITSU

Competidor de Alagoas é campeão em evento nacional de jiu-jitsu

18/09/2015 09h09

Competidor de Alagoas é campeão em evento nacional de jiu-jitsu

Enfrentando a falta de patrocínio, Alessandro Fernandes, conhecido como "Feliz", foi campeão na disputa do Brazil National Pro Jiu-Jitsu Championship, em Brasília.

De acordo com Alessandro, a organização e o respeito com o atleta durante a competição foi fundamental para a conquista do prêmio.

"De todos os campeões das categorias, eu era o único desconhecido. Depois que tive minha foto publicada nas redes sociais, fiquei impressionado com o reconhecimento instantâneo e com a dimensão do público que admira o jiu-jitsu no Brasil", disse.

Para conseguir o lugar mais alto do pódio, o atleta fez duas lutas, uma com um oponente de Sergipe e outro da Bahia. Segundo Feliz, as três primeiras colocações de sua categoria mostram como está o crescimento da "arte suave" no Nordeste.

"No meio de centenas de atletas, vimos vários nordestinos no pódio em todas as categorias. A galera do Nordeste está representando com força seus Estados e a única coisa que nos falta é o incentivo e as oportunidades, coisas que os competidores de Estados do sul e sudeste brasileiro possuem", destacou Alessandro.

A participação do atleta só foi possível porque alguns colegas o apoiaram financeiramente porque embora Alessandro Fernandes seja reconhecido como um atleta de altíssimo nível, não recebeu nenhum tipo de incentivo por parte do governo estadual ou municipal.

"Atualmente eu conto apenas com a colaboração de um empresário local, que mensalmente me dá uma verba para auxiliar em minha suplementação alimentar. Todo o resto é por minha conta. É muito difícil representar Alagoas em eventos fora do Estado porque o atleta precisa arcar com todos os custos do deslocamento, da hospedagem e extras", lamentou Alessandro.

Triste com a realidade atual do jiu-jitsu alagoano, que não possui acessibilidade nos órgãos públicos responsáveis pelo esporte, Alessandro ressalta que para mudar o panorama é preciso que os gestores olhem com outros olhos para os atletas, pois o esporte é uma forma muito eficaz de levar o nome de seus apoiadores ao público em geral.

"Espero que essa triste realidade mude um dia, pois somos um celeiro de grandes atletas, com um potencial imensurável, mas que cansam de bater às portas e receberem apenas negativas como resposta. Investir no esporte é investir na mudança de vida de muita gente e tem muito atleta dando seu máximo nas academias esperando apenas uma oportunidade", desabafou Alessandro.

O próximo objetivo de "Feliz" é o campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu, que será realizando em Barueri, no mês de novembro. Mas para participar da competição o faixa preta já está em busca de parceiros que possam custear os gastos com a passagem aérea e a hospedagem. Em seu currículo, Alessandro Fernandes coleciona vários títulos nacionais e locais, entre eles o 3º lugar no Campeonato Brasileiro e a manutenção do título alagoano em sua categoria desde 2009.

Fonte: GazetaWeb

Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade