SANTA MÔNICA

Governador anuncia reabertura da Maternidade Santa Mônica para outubro

Por 15/09/2015 - 10:53

ACESSIBILIDADE

Governador anuncia reabertura da Maternidade Santa Mônica para outubro

O governador Renan Filho confirmou a conclusão da reforma na Maternidade Santa Mônica e reabertura da unidade ainda na primeira quinzena de outubro. Com o fechamento da maternidade para reforma, o atendimento as gestantes de alto risco foi descentralizado para o Hospital do Açúcar e também unidades com parcerias com a Secretaria de Saúde.

 A estrutura da maternidade vem passando por reforma desde março de 2014. “A humanização da Santa Mônica era uma prioridade de campanha e é de governo. As obras serão concluídas neste mês de setembro e serão inauguradas na primeira quinzena de outubro”, afirmou Renan Filho.

No início deste ano, a Santa Mônica foi reaberta mesmo estando com reforma em andamento. Poucos dias após  a reabetura, fortes chuvas provocaram a interdição do local e transferência das gestantes e bebês. Uma pane elétrica provocou a suspensão de energia no local e os recém-nascidos que se encontravam na UTI Neonatal foram mantidos vivos com a ajuda de ventilação mecânica.

Um laudo elaborado pelo Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal) condenou a reativação dos serviços da maternidade em meio à reforma. O relatório apontou que a Santa Mônica oferecia risco de infecção hospitalar para as pacientes e bebês, além de apresentar condições de funcionamento devido às obras e à falta de equipamentos.

No entanto, a durante uma sessão extraordinária do Conselho Estadual de Saúde (CES), a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, assegurou que a Santa Mônica estava apta a funcionar. Após o incidente, a Secretaria de Saúde definiu que a maternidade somente seria reaberta com a conclusão das obras.

Fonte: Cada Minuto


Encontrou algum erro? Entre em contato