LÍNGUAS NEGRAS

JHC anuncia chegada de bombas que vão ajudar no combate às "línguas sujas" nas praias de Maceió

Por 15/09/2015 - 10:50

ACESSIBILIDADE

JHC anuncia chegada de bombas que vão ajudar no combate às "línguas sujas" nas praias de Maceió

Boa notícia para o meio ambiente de Maceió. Esta semana a Prefeitura, em ação envolvendo a iniciativa privada e o poder público, assinou a ordem de serviço do Projeto de Drenagem e Balneabilidade da Orla Marítima de Maceió, iniciativa solicitada e comemorada pelo deputado federal JHC.

A ação visa prevenir o lançamento de efluentes nas praias da Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, por meio de um duto de captação com 7,1km de extensão. Pelo projeto, serão instaladas 11 estações elevatórias, com bombas, no valor total de aproximadamente R$ 110 mil, adquiridas através de Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente e uma empresa penalizada por crimes ambientais.

Espera-se que com a finalização do projeto, o fluxo das galerias de águas pluviais não seja mais lançado nas praias, prevenindo o surgimento das chamadas línguas sujas. Com a obra, o fluxo será desviado para o Riacho Gulandi, com destino ao Riacho Salgadinho.

JHC destaca a importância da iniciativa e reforça a necessidade de campanha de combate às ligações clandestinas de esgoto direcionadas as galerias de águas pluviais, acompanhada de melhorias no defasado e deficiente sistema de esgotamento sanitário da parte baixa da cidade.

"Temos  que combater diariamente as ligações clandestinas de esgoto, principalmente as direcionadas às galerias de águas pluviais. A Sempma também busca localizar anomalias encontradas através da inspeção robotizada, localizando obstruções, rupturas, fissuras e outros danos internos. Grandes avanços que serão sentidos no dia a dia dos maceioenses", analisou JHC.

A equipe técnica da Sempma informou também que se encontra em fase de testes o processo de criação dos chamados “Jardins Filtrantes”, no Riacho Salgadinho, que visam à despoluição das águas, filtrando-se os efluentes decorrentes do despejo de lixo industrial e residencial através da reação química das próprias plantas (fitorestauração dos efluentes pelas raízes das plantas), de modo a garantir a despoluição sustentável do meio ambiente e ainda agregar o paisagismo à solução.

"A despoluição de nossas praias depende da interligação de uma série de projetos do poder público, do apoio da iniciativa privada e da população. Todos devem ter a consciência da sua responsabilidade perante a preservação do meio ambiente. Esperamos que o Projeto de Drenagem e Balneabilidade da Orla Marítima de Maceió seja o primeiro passo para erradicação do problema que já perdura por duas décadas e, literalmente, suja a imagem da nossa capital que possui uma orla considerada como uma das mais belas do mundo", avaliou JHC.

Fonte: Cada Minuto


Encontrou algum erro? Entre em contato