LIFAL

Conselho Estadual de Saúde fiscaliza Lifal por suposto descarte de medicamentos vencidos

Por 20/08/2015 - 10:43

ACESSIBILIDADE

Conselho Estadual de Saúde fiscaliza Lifal por suposto descarte de medicamentos vencidos

Uma comissão de integrantes do Conselho Estadual de Saúde realiza uma fiscalização, na manhã desta quinta-feira (20) na sede do Laboratório Industrial Farmacêutico de Alagoas (Lifal), que fica no Distrito Industrial. Eles irão apurar se procede a informação de que milhares de medicamentos e materiais vencidos serão incinerados.

O principal objetivo da comissão do Conselho é visitar o depósito do Lifal e colher informações para elaboração de um relatório sobre os materiais vencidos. Segundo o presidente do Conselho, José Wilton, as informações obtidas são de que lotes vencidos de medicamentos e outros materiais seriam descartados.

“Vamos lá visitar e verificar que tipo de material e medicamento será incinerado. Vamos fazer o levantamento de tudo e ver o que está dentro da regularidade. Se forem encontradas irregularidades, iremos encaminhar as demandas para o Ministério Público Estadual”, disse.

O Laboratório do Estado vem enfrentando um momento de crise, com direito a atraso no pagamento dos salários dos funcionários e paralisação da produção. Em junho deste ano, os deputados estaduais aprovaram um Projeto de Lei (PL) de origem governamental que autoriza o aumento de capital social do Laboratório Industrial Farmacêutico de Alagoas (Lifal), em R$ 12 milhões. Da galeria do plenário, os servidores do laboratório comemoram a aprovação.

O Projeto do Executivo Estadual pretende dar condições de reestruturação ao Lifal, que foi obrigado a interromper a produção de medicamentos em 2013, quando houve uma mudança na legislação e o Ministério da Saúde exigiu mudanças físicas no prédio do Lifal. Com isso, o laboratório passou por dificuldades financeiras deixando, inclusive, de pagar os salários dos funcionários.

Fonte: Cada Minuto


Encontrou algum erro? Entre em contato