RISCO DE DESABAMENTO

Secretaria de Educação aguardará laudo sobre demolição de prédio

Por 07/07/2015 - 10:43

ACESSIBILIDADE


Ainda não há previsão de quando o muro da antiga Secretaria Estadual de Educação será demolido e a Coordenação Municipal de Defesa Civil (Comdec) alerta que o risco de novo desabamento é grande. Parte da estrutura do prédio desabou no último sábado com o registro das fortes chuvas na capital.

Nesta terça-feira (07), voltou a chover em Maceió e a previsão é de pancada de chuvas isoladas em toda a capital. A interdição da Rua Dias Cabral, onde fica localizada a parte do prédio, tem causado um transtorno no trânsito no Centro, mas técnicos das Secretarias de Educação garantem que somente irão tomar uma posição sobre as medidas de demolição após a confecção de um laudo. 

“Nesse primeiro momento, estamos realizando a vistoria, mas só com o laudo em mãos é que poderemos nos posicionar em relação às obras de demolição”, afirmou Djaci Magalhães, coordenador de Infraestrutura da SEE.

Ontem, a reportagem do CadaMinuto voltou ao local e encontrou comerciantes e consumidores circulando pelo local interditado normalmente. Apesar das declarações da Secretaria, o coordenador da Defesa Civil, Dinário Lemos afirma que estrutura apresenta um risco alto de um novo desabamento e necessita urgentemente da demolição.

“Aquilo é um risco iminente, mas nós do município não podemos interferir em uma questão que é do estado. É preciso que os comerciantes tenham cuidado e não circulem naquele local”, acrescentou Dinário Lemos.

Segundo a Defesa Civil Estadual, a interdição no trecho da rua durará até que a demolição do prédio. O órgão disse que cabe à Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU) manter os comerciantes afastados da zona de risco.

DESLIZAMENTOS

Desde o último sábado, a chuva tem assustado moradores de área de risco e também ameaçado elevar o nível dos rios no interior do estado.  Durante as fortes chuvas, a Comdec registrou o deslizamento de uma barreira no bairro do Cambona, onde três imóveis ficaram comprometidos.

Luciano Estevan, morador da Grota do Bolão, relatou que a população está preocupada com a situação, pois a barreira encontra-se bastante encharcada. “Essas casas estão sendo seguradas pelo dedo de Deus. A qualquer momento pode ocorrer um novo deslizamento. Moro perto do local onde estar com maior risco, mas todos ficam preocupados pela situação daquela barreira”, detalhou o morador.

O coordenador da Defesa Civil, Dinário Lemos, informou que as três famílias residentes das casas que tiveram a estrutura abalada foram orientadas a deixar o local, até que o período chuvoso passasse e o órgão municipal pudesse realizar um estudo mais detalhado no local.

 

Fonte: Cada Minuto


Encontrou algum erro? Entre em contato