Alagoas, 24 de outubro de 2021 25º min 30º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322
BOLSA FAMÍLIA

Bolsa Família: beneficiários devem ficar atentos ao acompanhamento de saúde

29/06/2015 10h10

Os beneficiários do Programa Bolsa Família devem ficar atentos ao comprimento da condicionalidade da Saúde. O prazo para as famílias fazerem o acompanhamento de saúde se encerra dia 10 de julho e crianças menores de sete anos devem ser medidas, pesadas e vacinadas, e gestantes devem estar com o pré-natal em dia.

Os compromissos das condicionalidades em saúde são o acompanhamento do calendário vacinal, do crescimento e desenvolvimento das crianças menores de sete anos, e o acompanhamento de gestantes e nutrizes. O resultado do acompanhamento é registrado no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família na Saúde em dois períodos do ano: o primeiro período de janeiro a junho e o segundo de julho a dezembro.

De acordo com a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, as informações desta condicionalidade servem para identificar riscos e vulnerabilidades e assegurar melhor qualidade de vida aos beneficiários. “Estas famílias que ainda não fizeram o acompanhamento dos filhos nas unidades de saúde de janeiro até agora, precisam procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e atualizar o calendário de vacina e as informações sobre o crescimento e desenvolvimento das crianças até sete anos”, destacou.

A secretária lembrou ainda que as gestantes que estão inseridas no Programa Bolsa Família também precisam fazer este acompanhamento das condicionalidades de saúde para serem identificadas e receberam o Benefício Variável à Gestante (BVG), concedido no âmbito do PBF. “Esse benefício incentiva a identificação precoce das beneficiárias gestantes pelo serviço de saúde para a realização do pré-natal. As gestantes têm direito a um benefício no âmbito do programa e ainda garante que o acompanhamento efetivo pela rede pública de saúde durante toda a gestação”, completou Celiany Rocha.

O cumprimento da condicionalidade da saúde deve ser feito pela família semestralmente. É importante que as famílias beneficiárias do Bolsa Família, e que não atualizaram o acompanhamento da saúde no período de janeiro a junho de 2015, compareçam às unidades básicas de saúde de Maceió para terem acesso a ações de prevenção e promoção da saúde até o dia 10 de julho.

Fonte: Gazeta Web

Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade