DESOCUPAÇÃO

Desocupação da antiga Vila dos Pescadores deve ser concluída nesta manhã

Por 19/06/2015 - 09:59

ACESSIBILIDADE

Desocupação da antiga Vila dos Pescadores deve ser concluída nesta manhã

Mais de 80% dos imóveis da antiga Vila dos Pescadores, no Jaraguá, já foram desocupados. Na manhã desta sexta-feira (19), os trabalhos serão retomados e devem ser concluídos ainda nesta manhã, segundo informou o secretário Municipal de Governo, Ricardo Wanderley.

“Avançamos até às 20h de ontem e retomamos os trabalhos hoje. Estamos aqui desde às 5h, nesta operação que é fruto de um belo planejamento e de uma parceria muito produtiva com a Polícia Federal e com a Polícia Militar, aliás, a ação do oficial de justiça federal quanto da PM é realmente digna de elogios”, elogiou o secretário.

Durante a desocupação, apenas poucas estruturas serão preservadas para que materiais de pesca sejam guardados no local. “Há algumas estruturas que serão preservadas para a guarda de material de pesca. Elas são mais próximas à praia e vão ser preservadas para guardar freezer, redes de pesca, enfim, materiais que a comunidade precisa para desenvolver o seu trabalho. As demais serão retiradas”.

FAMÍLIAS

As famílias que tiveram direito a apartamento do Residencial Vila dos Pescadores, localizado na Praia do Sobral, foram transferidas para seus imóveis no conjunto habitacional.

Já as demais famílias que não moravam na Favela de Jaraguá quando foi construído o Residencial foram transferidas para a Escola Rui Palmeira, no Vergel do Lago. A mudança de local ocorreu após pais e alunos da Escola Municipal Nosso Lar não permitirem a instalação de famílias da Vila dos Pescadores na unidade.

No início da transferência das famílias, que deixaram a Vila dos Pescadores, os moradores do Vergel organizaram um protesto impedido à passagem dos caminhões com as mudanças. A diretora da Escola Nossa Lar também se posicionou contrária a ida dos moradores.

“Aqui está tendo aula e não tem condições dessas pessoas ficarem aqui. Além disso, não terá recesso aqui na escola devido à greve e parte da escola está em reforma. Ontem quando conversei com o secretário Ricardo comuniquei que não teria condições desse povo vir para cá”, colocou Sueli.

CENTRO PESQUEIRO

Após a desocupação de toda a área, será construído um Centro Pesqueiro. Segundo a prefeitura, o local terá um mercado de peixe com área de vendas, 60 depósitos para armazenar o pescado, três estaleiros para fabricação e conserto de barcos, uma fábrica de gelo, um galpão com 30 depósitos para acondicionamento do material de pesca e seis oficinas.

Também fazem parte do investimento a construção de uma sede para a Associação de Pescadores, uma filial da Associação dos Alcoólicos Anônimos, museu, lanchonete de comidas típicas, sorveteria e estacionamento para automóveis e bicicletas. Os recursos de origem federal já estão garantidos e toda a obra já está licitada.

Fonte: Cada Minuto


Encontrou algum erro? Entre em contato