FRAUDES

Advogado vai pedir intervenção na Santa Casa

Por 02/06/2015 - 09:39

ACESSIBILIDADE

Advogado vai pedir intervenção na Santa Casa

Conversei, na manhã de hoje, dia 02, com o advogado Adriano Soares – que fez uma série denúncias contra a Santa Casa de Misericórdia de Maceió em que já apresentava os elementos que resultaram na Operação Iscariotes da Polícia Federal – sobre o assunto que envolveu este hospital em um esquema que pode ter fraudado à Receita Federal e causado um prejuízo de R$ 20 milhões aos cofres públicos.

“A Santa Casa é um espécie de Fifa. Não dá para ficar assistindo a Santa Casa quebrar”, resumiu Adriano Soares ao comentar a operação da Polícia Federal. O advogado – que é um dos irmãos do hospital – ainda falou em possibilidade de demissão e afastamento da provedoria.

“Vou pedir intervenção ao Ministério Público, na Santa Casa, como irmão e como cidadão. A Santa Casa é um ente que vive de recursos públicos. Tanto pela renúncia fiscal, quanto por outras fontes. Há muito dinheiro de SUS. Ela vive de recursos públicos. Este desvio precisa da atuação do poder público. Temos direito a fiscalização. A Santa Casa até hoje nunca apresentou um documento solicitado”, explicou Soares.

Numa possível intervenção (repito: defendida por Soares), se afasta a provedoria e os irmãos nomeariam interventores. “É como foi feito lá em São Paulo. Os irmãos assumem, fazem um levantamento e puxam novas eleições, podendo inclusive excluir alguns nomes. É preciso a intervenção para termos um levantamento da Santa Casa e ir negociar com a Receita Federal os débitos. É preciso uma ação rápida. Caso contrário, nós vamos ficar assistindo esse pessoal emitindo nota com a cara lisa e a Santa Casa quebrando”, frisa Soares.

De acordo com Adriano Soares, o mesmo esquema detectado pela Polícia Federal em relação à Receita Federal, também vem sendo praticado quanto ao fisco estadual. “É o mesmo esquema. Vou levar ao Ministério Público Estadual. Isto eu também já venho dizendo. Quando fazia as denúncias, eu estava preocupado para que a Santa Casa não quebrasse. O que eu quis foi evitar que a Santa Casa sofresse e que eles (a provedoria e a Mesa) tivessem o bom senso e parassem de fazer o que vinham fazendo. Mas, o esquema é grande. Eu não tenho ideia dos caminhos que a Polícia Federal está traçando agora, mas tem muita coisa”.

Soares coloca ainda que o esquema denunciado pela Polícia Federal durante a operação – que envolve outras empresas – “não está circunscrito ao Estado de Alagoas”. “É algo de dimensão nacional que envolve a Santa Casa. O hospital foi usado para esquentar créditos podres. Usaram a credibilidade da Santa Casa, como a Polícia Federal aponta”.

“Há uma extensão disto em outros Estados. Foi feita apropriação indébita previdenciária. Mas a coisa não é só isto não. Há aí uma operação de lavagem de dinheiro. Eu tenho convicção que a Polícia Federal, junto com a Receita Federal, e o Ministério Público Federal, vá buscar os elementos que comprovam isto. As provas apresentadas são muito contundentes. As provas geraram o período de investigação”, expôs ainda Adriano Soares.

De acordo com o advogado, “isto é só o começo. A representação que foi feita diz respeito a um aspecto das denúncias. Agora, vamos começar a fazer os outros aspectos. Por que quando dilata muito acaba dificultando as investigações. A Santa Casa também frauda a Receita por outros mecanismos, como as terceirizações”.

“Omissão é crime. Chegamos a um momento que Alagoas precisa salvar a Santa Casa. Um desvio de R$ 20 milhões quebra a instituição. É preciso afastar os maus-elementos da Santa Casa. Os irmãos precisam tomar atitude. Nós temos uma responsabilidade social para com Alagoas. A Santa Casa não pertence a esta gangue. Pertence aos alagoanos. Agora, é preciso virar esta página. Todos perdem se a Santa Casa quebrar. Está demonstrado que eu não estava blefando, nem tendo surto psicótico”, finaliza.

Fonte: Cada Minuto/ Blog do Vilar


Encontrou algum erro? Entre em contato