URGÊNCIA

Secretaria da Saúde de Alagoas vai comprar materiais que faltam no HGE

Por 28/05/2015 - 10:04

ACESSIBILIDADE


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai comprar materiais que faltam no Hospital Geral do Estado (HGE). A informação foi publicada no Diário Oficial (DOE) desta quinta-feira (28). Os extratos de contratos emergenciais, passam de R$ 9 milhões, tem validade de até 180 dias e são com despensa de licitação.

A publicação ocorre dois dias após uma vistoria feita pelo governador Renan Filho (PMDB) no HGE, onde foi constatado desabastecimento de materiais no hospital. Segundo a Sesau, os problemas no HGE tiveram origem na gestão passada, que não realizou os pagamentos aos fornecedores e fez compras acima de R$ 100 milhões, sem respeitar o processo legal.

Sem receber os valores referentes a 2014, os fornecedores têm protestado constantemente e se negam a entregar remédios e insumos ao HGE. Como não foram empenhados, os pagamentos reclamados estão sendo auditados para que possam ser efetuados nesta gestão.

Sobre a situação encontrada, Renan Filho afirmou que é preciso melhoria. “A saúde exige uma agilidade que o processo burocrático não tem. O HGE não está funcionando bem porque existem carências estruturais, o que se faz lá é o possível, mas o cidadão precisa bem mais do que isso”, disse o governador.

No dia 21 de maio, o Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal) detalhou uma série de irregularidades encontradas no HGE, em Maceió, após denúncias de funcionários e mães de crianças internadas da unidade. O conselho afirmou que vai solicitar a intervenção do Ministério Público Estadual no caso.

De acordo com o Cremal, após visitas de membros do conselho ao hospital, foi constatado que o HGE não tem as mínimas condições para continuar funcionando. Eles encontraram diversos problemas, como superlotação e problemas no abastecimento de insumos básicos, como antibióticos, gase, anti-inflamatórios e instrumentos utilizados em cirurgias.

Fonte: G1


Encontrou algum erro? Entre em contato