AUTUADO

Hospital é autuado por descarte irregular de 400kg de lixo infectante

Por 07/05/2015 - 09:34

ACESSIBILIDADE

Hospital é autuado por descarte irregular de 400kg de lixo infectante

Uma operação de fiscalização realizada pela Secretaria de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) em cinco unidades hospitalares de Maceió resultou em um flagrante de 400 kg de lixo infectante descartado com o lixo comum em uma das unidades visitadas. A operação ocorreu na manhã desta quarta-feira (07).

Segundo informações divulgadas pela Slum, a ação foi promovida pelo Departamento de Fiscalização da Secretaria, que reiniciou as operações para combater o descarte inadequado de lixo hospitalar. Na manhã de hoje cinco unidades foram vistoriadas, uma acabou sendo notificada pelo problema de descarte irregular de lixo. A unidade, que não teve o nome divulgado, foi autuada e teve um prazo concedido de 48 horas para que apresente um manifesto junto com o certificado de incineração que comprova a destinação correta.

O lixo comum e o lixo infectante devem ser coletados, armazenados e destinados de modos diferentes. Para isso, é necessário contratar empresas licenciadas. A carga com lixo comum é levada para o Aterro Sanitário de Maceió, já o lixo infectante será incinerado.

Ainda sobre o caso do flagrante observado na manhã desta quarta, “o lixo infectante estava descendo das enfermarias junto com o lixo comum. Isso não é permitido. Ele tem que ser separado dentro das enfermarias e transportado em carro especial”, esclarece Carlos Tavares. “Na hora em que a fiscalização chegou, o lixo estava no chão. E ele ia ser depositado dentro de um contêiner. Foi na hora em que chegamos e condenamos os 400kg”.

Caso a instituição não apresente a documentação exigida no prazo, ela receberá multa aplicada pela Secretaria Municipal de Proteção de Meio Ambiente (Sempma). A Slum informa que irá continuar com a fiscalização durante a semana. “Nosso objetivo é coibir a prática com o objetivo de regularizar esse tipo de descarte”, finaliza Tavares.

Fonte: Cada Minuto


Encontrou algum erro? Entre em contato