TRANSEXUAIS

Vereadores aprovam Lei que dá o direito a travestis e transexuais usarem nome social

Por 30/04/2015 - 10:12

ACESSIBILIDADE


Travestis e transexuais de Maceió poderão a partir de agora utilizar o nome social segundo sua livre escolha em todos os órgãos públicos do município. A Lei foi promulgada pela Câmara de Vereadores de Maceió e publicada na edição desta quinta-feira (30) do Diário Oficial do Município.

O Projeto de Lei foi de autoria da vereadora Tereza Nelma e tem como principal objetivo conceder o direito dos travestis e transexuais se apresentarem como são conhecidos pela comunidade e em seu meio social.

Segundo um trecho da portaria assinada pelo presidente da Casa, o vereador Kelmann Vieira, o nome social figurará ao lado do nome civil nos registros, inclusive escolares, cadastros, formulários, prontuários, listas de presença e de frequência, cartões de ponto, ou outros documentos correlatos do atendimento prestado aos usuários da educação, assistência social, saúde e demais órgãos dos poderes Executivo e Legislativo municipais.

Para realizar a troca pelo nome social, a pessoa deverá fazer o requerimento formalmente passando a ser utilizado para o tratamento pelos servidores públicos e demais pessoas ligadas aos serviços públicos, através de convênios ou contratos.

“O nome social terá validade no âmbito administrativo da administração municipal, tanto executiva como legisla- tiva, mas o nome civil continuará sendo utilizado para efeito legal de identificação, não desobrigando a apresentação do respectivo RG”, destaca.

 

Fonte: Cada Minuto


Encontrou algum erro? Entre em contato