GREVE

Escolas públicas de Alagoas aderem à greve nacional e paralisam atividades

Por 30/04/2015 - 09:42

ACESSIBILIDADE

Escolas públicas de Alagoas aderem à greve nacional e paralisam atividades

Professores de escolas públicas estaduais em Alagoas aderiram à greve nacional da Educação desta quinta-feira (30) e paralisaram suas atividades. As aulas devem ser retomadas na próxima segunda-feira (04), após o feriado do Dia do Trabalhador, celebrado amanhã (01). Na rede municipal, as aulas já estavam suspensas devido à paralisação dos professores que tentam a negociação da data-base de 2015.

Na manifestação de hoje, os principais pontos na reivindicação são o cumprimento do piso salarial do magistério e planos de carreira, o cumprimento das metas e prazos do Plano Nacional de Educação (PNE); a equiparação à média salarial de outras categorias do funcionalismo público (meta 17 do PNE); Planos Estaduais e Municipais democráticos; além do posicionamento contra a terceirização.

 Em Alagoas, a manifestação será lembrada em uma assembléia no Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinteal), onde os professores analisarão o andamento da greve municipal e outras pautas regionais.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) destacou a precariedade na área educacional e as suas consequências na aprendizagem dos alunos.  “Faltam professores nas escolas, as salas de aula continuam superlotadas, grande parte dos gestores insiste em descumprir a Lei do Piso Salarial do Magistério, os funcionários da educação não conseguem ter acesso à profissionalização e, quando têm, não são valorizados nos planos de carreira, as escolas se mantêm em estado de penúria”, destacou a Confederação.

A categoria cobra ainda a valorização dos trabalhadores em Educação e ressalta a necessidade de regulamentar o piso salarial e das diretrizes nacionais para todos os profissionais da educação. O Sinteal também realiza uma convocatória para discutir a campanha salarial dos professores da rede estadual no dia 7 de maio.

 

Fonte: G1


Encontrou algum erro? Entre em contato