POLUIÇÃO

Após interdição de supermercados, MP irá apurar danos ambientais

Por 29/04/2015 - 09:28

ACESSIBILIDADE

Após interdição de supermercados, MP irá apurar danos ambientais

Os supermercados interditados por apresentar problemas na estação de tratamento de esgoto e lançar de forma irregular dejetos em uma Área de Proteção Permanente (APP) agora serão alvos de inquérito civil público movido pelo Ministério Público Estadual (MPE/AL) para apurar os danos provocados ao meio ambiente.

As duas portarias determinando a abertura dos procedimentos foram publicadas no Diário Oficial do Estado, nesta quarta-feira (29). A interdição dos estabelecimentos - Hiper Bompreço e Extra, ambos localizados no bairro da Gruta de Lourdes - ocorreu praticamente na mesma semana, no entanto, a estrutura do Hiper Bompreço continua fechada.

No caso do Extra, a Secretaria Municipal de Proteção Ambiental (Sempma) vinha recebendo denúncias sobre problemas na estação de tratamento de esgoto do supermercado desde 2010. Na época, a empresa foi notificada várias vezes para que houvesse a adequação.

Em 2011 o hipermercado apresentou uma defesa prévia alegando que o problema aconteceu por falha do sistema coletor, porém a situação não foi regularizada e eles também não responderam mais as notificações feitas pela Sempma. Em 2013 houve nova notificação.

A interdição no Hiper Bompreço é semelhante a do Extra. O sistema de tratamento de esgoto do Hiper apresentava problemas em sua estação de tratamento desde o ano de 2008 e lançava dejetos em um condomínio localizado por trás do estabelecimento.

Através da Promotoria do Meio Ambiente, o promotor Alberto Fonseca agendou duas audiências com os representantes dos supermercados e também com técnicos da Sempma.

 

Fonte: Cada Minuto


Encontrou algum erro? Entre em contato