DIRETORIA

Palmeira é eleito vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos

Por 09/04/2015 - 10:39

ACESSIBILIDADE

Palmeira é eleito vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos

A Frente Nacional de Prefeitos elegeu, na 67ª reunião geral, a nova diretoria executiva para o biênio 2015-2016. O prefeito de Maceió Rui Palmeira assumirá a Regional de Alagoas e a Vice-Presidência de Cultura no novo mandato. A eleição ocorreu durante o III Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável, nessa quarta-feira (8), em Brasília, e coloca o prefeito de Maceió em um posto de importância nacional no cenário das gestões municipais brasileiras.

“Fico honrado com esta eleição e ao mesmo tempo em que agradeço o reconhecimento dos mais de 200 prefeitos da FNP, meu compromisso em atuar em prol da causa dos municípios brasileiros se reforça e minha responsabilidade sofre um acréscimo positivo e estimulante. Vamos atuar para articular os prefeitos, lutar por mais recursos, estabelecer intercâmbios de experiências e buscar mais desenvolvimento para as cidades brasileiras”, afirmou Rui.

A indicação de Rui Palmeira ao cargo de vice-presidente da FNP partiu de lideranças municipalistas nacionais como o prefeito Márcio Lacerda, de Belo Horizonte. Na entidade, Rui atuará na articulação dos prefeitos brasileiros, tendo como foco de sua atuação a área de Cultura. Na pauta da FNP para o setor estão itens como o aumento dos investimentos públicos em cultura e também a procura por integrá-los a ações em campos como as da educação, da inclusão social e da cidadania.

“A área da cultura é importantíssima e que dialoga com segmentos fundamentais das gestões públicas, em especial as que objetivam a formação de nossos cidadãos. Em Maceió ainda há muito há fazer, mas ampliamos os investimentos em cultura em nossa cidade e na FNP poderemos ampliar este cenário de atuação e interação com outros municípios, estados, organismos de diversas esferas e com o Governo Federal”, afirmou Rui.

O prefeito de Maceió destacou ainda que assumir essa responsabilidade possibilitará condições para cobrar, em Brasília, mais investimentos a capital alagoana. “Nós precisamos avançar muito, precisamos pressionar a União para repassar mais recursos para saúde, educação e cultura. É a união de esforços entre os mais de cinco mil municípios brasileiros e eu fico honrado em participar da nova diretoria da Frente Nacional de Prefeitos representando o estado de Alagoas”, disse Rui após a eleição.

Para o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Vinícius Palmeira, a atuação do prefeito Rui Palmeira no que diz respeito à gestão de políticas culturais foi determinante para sua eleição. “Jamais seria indicado para defender os interesses culturais dos municípios, nas instâncias de poder, um gestor alheio às demandas da área. Este momento deve ser celebrado porque amplifica o que Maceió tem de bom, do ponto de vista da gestão cultural”, comemora.

O prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda, eleito para presidir a nova diretoria da frente, comentou as dificuldades que os prefeitos enfrentam por conta da limitação de verbas, causada pela queda na arrecadação do Governo Federal. “Nós vamos enfrentar essa situação com um equipe energizada, madura, com uma intensa participação de prefeitos e prefeitas”, frisou.

Lacerda também falou da expectativa positiva com relação a atuação do prefeito Rui Palmeira à frente da vice-presidência de cultura e na regional do estado de Alagoas. “É uma pessoa dinâmica nessa área (cultura) e associado à capacidade política que ele tem, certamente nós teremos uma excelente representação em Alagoas”, conclui o presidente da FNP.

A Frente reúne anualmente centenas de prefeitos para debater assuntos comuns aos municípios, trocar experiências de boas práticas, além de propor medidas de desenvolvimento para as pequenas e grandes cidades. O Encontro dos Municípios que acontece em Brasília, entre os dias 07 e 09 de abril, têm o objetivo de discutir soluções sustentáveis para o desenvolvimento dos municípios.

 

Fonte: Gazeta Web


Encontrou algum erro? Entre em contato