SÃO FRANCISCO

Qualidade da água do São Francisco será analisada bimestralmente em AL

Por 09/04/2015 - 08:39

ACESSIBILIDADE

Qualidade da água do São Francisco será analisada bimestralmente em AL

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) anunciou nesta quarta-feira (8) que, a partir de maio, a qualidade da água do Rio São Francisco será monitorada bimestralmente nos 11 municípios do estado localizados em sua margem.

As amostras coletadas serão analisadas a partir de uma parceria firmada entre o IMA, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF).

Segundo a assessoria de comunicação do IMA, as amostras serão coletadas da foz do rio até o trecho que passa pelo município de Delmiro Gouveia, na região do Baixo São Francisco. Ainda em abril, acontece uma simulação para a organização final do trabalho, e a primeira coleta está prevista para 11 de maio.

Cada organização integrante da parceria ficará responsável por uma parte da análise. A Ufal avaliará questões microbiológicas, o Ifal, reguladores osmóticos, e o IMA, aspectos físico-químicos.

CASAL

Técnicos da Unidade de Negócio Sertão e da Gerência de Qualidade do Produto (Geqpro), da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), coletaram, na quarta-feira (8), amostras de água na Captação Salgado, às margens do Rio São Francisco, e na estação elevatória de água tratada 03, em Delmiro Gouveia, para análise físico-química e bacteriológica.

A coleta teve por objetivo detectar possível alteração na qualidade da água bruta, tendo em vista que a mudança do regime de vazão do Rio São Francisco pode ter causado um desequilíbrio na composição da água.

Como medida preventiva, a distribuidora suspendeu o abastecimento até a situação do rio voltar a sua normalidade. O abastecimento da região está sendo mantido pela Casal por meio de carros-pipa.

 

Fonte: G1


Encontrou algum erro? Entre em contato