DENÚNCIA

PAM Salgadinho vai investigar médico por suposta cobrança por cirurgia

Por 08/04/2015 - 11:20

ACESSIBILIDADE

PAM Salgadinho vai investigar médico por suposta cobrança por cirurgia

Conseguir uma cirurgia por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) nem sempre é uma tarefa fácil. E este argumento foi supostamente usado por um médico do PAM Salgadinho para facilitar um procedimento para tratar de uma hérnia de um paciente. Ele denuncia que o profissional cobrou R$ 150 para que ele tivesse acesso mais fácil. A direção da unidade vai investigar o caso.

A oferta feita pelo médico chegou a ser gravada pelo filho da paciente e nas imagens o médico diz que pode facilitar a “fila de espera” caso a paciente concorde em pagar R$ 150 pela cirurgia. A família do paciente ficou de comunicar oficialmente o caso à diretoria do PAM Salgadinho, mas a postura do médico já começa a ser apurada a partir de hoje pela administração da unidade. Não há prazo para conclusão do procedimento investigatório.

O caso também não chegou a ser registrado pela ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde, o que impossibilitou um posicionamento oficial. A SMS informou que denúncias podem ser realizadas pelo número 3315-5254.

Em nota, a pasta afirmou que todos os procedimentos realizados em Maceió pelo SUS são feitos de forma gratuita.

Nota à Imprensa

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que o usuário do Sistema Único de Saúde deve oficializar a denúncia na Ouvidoria da SMS, localizada no prédio sede, no centro; a partir disso, a instituição vai verificar o ocorrido e adotar as medidas legais cabíveis, encaminhando a situação para a auditoria do órgão e para o Conselho Regional de Medicina.

A SMS reafirma que, seguindo os princípios da Universalidade, Equidade e Integralidade da atenção à saúde, todos os serviços realizados através do SUS na capital alagoana são disponibilizados gratuitamente para a população, sem cobrança de nenhum tipo de taxa.

 

Fonte: Cada Minuto


Encontrou algum erro? Entre em contato