REORDENAMENTO

Camelôs são retirados de surpresa das ruas do Centro

Por 07/04/2015 - 11:29

ACESSIBILIDADE

Camelôs são retirados de surpresa das ruas do Centro

Após adiar a última operação de reordenamento, a Prefeitura de Maceió retirou todos os camelôs das ruas do comércio, de surpresa, nesta terça-feira (07). Logo nas primeiras horas da manhã, diversas equipes do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar, da Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU) e da Guarda Municipal interditaram os pontos de acessos para os camelôs.

Os fiscais da SMCCU chegaram ao Centro ainda por volta das 2 horas da madrugada e iniciaram o processo de diálogo com alguns autônomos que se dirigiram para o Centro. Ao CadaMinuto, o tenente coronel Adriano, do 1ª Batalhão da Polícia Militar, comentou que apesar da operação ter sido surpresa, a movimentação dos camelôs foi menor do que realmente era esperado.

De acordo com a SMCCU, muitos camelôs que estavam nas ruas do Centro eram cadastrados para ocupar um espaço no Shopping Popular ou na Praça dos Palmares. Esses são os únicos espaços que eles poderão ocupar agora com o reordenamento.  “Eles estão sendo orientados a voltar aos seus pontos. Os que não têm cadastros não possuem um local definido para ficar”, informou a SMCCU.

Maiores interessados no reordenamento do Centro, os comerciantes comemoraram a iniciativa, como confirma o gerente de loja, Denis Gonçalves. "O Centro precisa de conforto para os clientes. O calçadão estava ocupado e impossibilitava o trânsito dos consumidores. Além disso, a poluição das ruas, bem como a sonora, complicava a situação. Esperamos que os clientes retornem, mas posso dizer que não somos contra os ambulantes, somos sim a favor da organização", afirmou.

Mais de 100 homens da Polícia Militar estão reforçando a segurança. A ação de reorganização era muito cobrada pelas Associações dos Lojistas, que ingressaram com um pedido no Ministério Público Estadual (MP/AL) solicitando uma maior agilidade para retirada dos carrinhos.

O presidente da Aliança Comercial, Olinto Ozório reforçou que a sociedade necessitava de uma reposta, pois também estava sendo prejudicada com a grande quantidade de camelôs no calçadão do comércio. Para impedir novas ocupações, agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Vigilância Sanitária Municipal e também da SMCCU ficarão de forma permanente no calçadão do comércio. 

 

Fonte: Cada Minuto


Encontrou algum erro? Entre em contato