CONTRA O CRIME

Promotor Antônio Luiz do Santos é o novo coordenador do Gecoc

Por 09/01/2015 - 14:12

ACESSIBILIDADE

Promotor Antônio Luiz do Santos é o novo coordenador do Gecoc

O promotor de Justiça Antônio Luiz dos Santos Filho (foto) é o novo coordenador do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL). Ele assume o cargo deixado pelo promotor Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, que se afastou da instituição em dezembro para assumir o comando da Secretaria de Estado de Defesa Social.

No início da tarde desta quinta-feira (8), o procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, reuniu-se com os promotores de Justiça Hamilton Carneiro Júnior, Elísio da Silva Maia Júnior e Luiz Tenório de Oliviera de Almeida, além do próprio Antônio Luiz, para definir o novo líder do Gecoc. “A escolha do nome é fruto do consenso entre os integrantes do próprio Grupo”, disse Sérgio Jucá, que em breve designará um quinto membro para o Gecoc.

“Os integrantes que fazem do nosso grupo o que ele é hoje não vão parar. Tal como na gestão do promotor Alfredo Mendonça, combateremos toda forma de criminalidade, em parceria com o Poder Judiciário, a Secretaria de Estado de Defesa Social e as polícias Civil, Militar e Federal. Vale destacar que, embora eu tenha sido escolhido como novo coordenador do Gecoc, qualquer um dos integrantes do grupo poderia ser referência em termos de liderança”, destacou o Antônio Luiz.

O promotor em destaque é o integrante mais antigo do Grupo, pelo qual atua há seis anos. Ele ingressou no dia 02 de maio de 2000 como promotor de Justiça de 1ª entrância de Traipu. Nesses 15 anos, ele atuou pelo MPE/AL em diversos municípios, a exemplo de Maceió, Piranhas, Girau do Ponciano, Arapiraca, Maribondo, Taquarana, Piaçabuçu, Penedo, Paulo Jacinto, Chã Preta, Santana de Ipanema, Rio Largo, Satuba, Major Izidoro e Delmiro Gouveia.

GECOC

O Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminoas foi criado através da Resolução nº 03/2006 do Colégio de Procuradores de Justiça e tem como especialidade o combate às organizações criminosas que cometem os mais diferentes tipos de ilícitos penais, a exemplo de roubo, tráfico de entorpecentes, pistolagem e crimes contra a administração pública.

Em 2014, as investigações do Gecoc levaram o MPE a denunciar na 17ª Vara Criminal da Capital cerca de 370 pessoas, entre eles, prefeitos, vereadores, gestores públicos e criminosos envolvidos com tráfico de drogas e roubo de bancos. Junto às Polícias Civil e Militar, foram apreendidos, em apenas três operações de maior porte, mais de 300 quilos de entorpecentes.

 

Fonte: Ascom / MPE

 


Encontrou algum erro? Entre em contato