POLÊMICA

Movimento ?#?ForaMellinaFreitas irá às ruas

Por 07/01/2015 - 16:33

ACESSIBILIDADE


Enquanto cresce, para além das redes sociais, a mobilização contra a nomeação da ex-prefeita de Piranhas, Mellina Freitas, como secretária da Cultura de Alagoas, o governador Renan Filho (PMDB) falou em construir de consensos, ao comentar sobre as reações do Movimento Cultural Alagoano (Mova), que não legitimou a nova gestora. Após a troca de comando da Polícia Militar, na manhã desta quarta-feira (7), o governador convocou agentes culturais para serem ouvidos. Mas sugeriu que seus projetos seriam mais importantes do que a gestora que deverá executá-los.

Renan Filho respondeu ao CadaMinuto que “espera que Mellina seja uma surpresa para muita gente”. E tentou tranqüilizar os aqueles agentes culturais do Estado, afirmando que fará a política cultural ouvindo a todos. Mas não deixou de criticar o movimento, apesar de quase admitir que Mellina não seria tão necessária a este processo. O que importaria seria ter projetos.

Sobre as qualidades de Mellina – denunciada pelo Ministério Público em 2013 pela suposta prática de 455 crimes quando prefeita de Piranhas –, Renan Filho destacou apenas duas: humildade e dedicação. O que talvez não baste como argumento para comandar políticas públicas.

“O que se propõe a fazer uma aversão a alguma coisa é dissenso. Eu me proponho a construir um consenso, construir pontes, para que a gente tenha... Em tendo um bom projeto e não somente pessoas, construir um novo horizonte para a cultura em Alagoas. Eu trabalho sempre pensando qual o melhor projeto para o Estado. E, na cultura, nós temos muita gente valorosa. Vamos formar, também, com pessoas muito ligadas ao segmento, a secretaria toda... E eu vejo, na pessoa da secretária, com muita humildade, com muita dedicação, sem dúvida, que ela será uma boa surpresa para o governo”, prevê Renan Filho.

PARA ALÉM DA “TROLLAGEM”

Com argumentos de que merecem uma melhor representação “técnica e eticamente” na pasta da Cultura, o Mova ganhou, em cerca de uma semana, a adesão de quase 4 mil simpatizantes em seu perfil do Facebook, e mais de mil assinaturas na petição pública eletrônica criada na internet.

Tudo isso, depois de reunir mais de cem representantes de grupos culturais na manifestação de repúdio à indicação, por conta do currículo de Mellina Freitas, com denúncias em que o Ministério Público Estadual lhe acusou de cometer 455 crimes resultantes do desvio de quase R$ 16 milhões da Prefeitura de Piranhas.

Além de concentrar as publicações de protesto por meio da hashtag ?#‎foraMellinaFreitas (espécie de índice virtual para buscas), agentes culturais mobilizados nas redes sociais também têm usado a criatividade para demonstrar a rejeição ao nome de Mellina Freitas, que também pregou o diálogo e o respeito às manifestações contrárias à sua ida para o secretariado de Renan Filho.

Dois vídeos já circulam nas redes sociais com recortes de notícias nada elogiosas à nova secretária, filha do presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ), Washington Luiz Damasceno Freitas. São duas paródias, “trollando” – como se fala no ambiente virtual – a secretária. A primeira, mostra trechos do filme de Hitler, com uma legenda “traduzindo” a ira do líder nazista como se este representasse Washington Luiz reclamando dos protestos. E uma segunda paródia traz trechos de reportagens de televisão como se estivessem sendo assistidos por um personagem do ator Chuck Norris, finalizado com célebre cena em que o ídolo das artes marciais quebra o aparelho. 

O Mova nega ser autor dos vídeos, divulgados desde dezembro por meio de perfis falsos da rede social. E também decidiu encarar a realidade das ruas, a partir desta quinta-feira (8), mostrando a cara em mobilizações relâmpagos em bares da área nobre da capital. E também estará no Festival Maceió 200 anos de Verão, no sábado (10), fazendo o registro fotográfico da adesão popular ao repúdio contra Mellina Freitas.

Intelectuais como o dramaturgo Homero Cavalcante, fundador da Associação Teatral das Alagoas (ATA), também já aderiram ao movimento e preparam manifestos individuais contra a permanência de Mellina na Cultura.

Um dissenso e tanto para ser superado pelo governador Renan Filho e sua auxiliar.

 

 

Fonte: Cada Minuto / Coluna do Davi Soares


Encontrou algum erro? Entre em contato