CONCURSADOS DE 2012

Renan Filho anuncia mesa de negociação sobre reserva técnica da PM

Por 07/01/2015 - 16:22

ACESSIBILIDADE


O governador Renan Filho (PMDB) reafirmou, na manhã desta quarta-feira (7), durante solenidade de passagem de comando da Polícia Militar (PM) de Alagoas, o desejo de convocar a chamada reserva técnica do último concurso para a corporação, mas não citou data. Aos integrantes da comissão de concursados, o governador disse que, nos próximos dias, vai determinar a instalação de uma mesa de negociação, liderada pelo secretário de Defesa Social, Alfredo Gaspar de Mendonça, para iniciar o diálogo com a categoria.

De acordo com Renan Filho, mesmo com a metade do orçamento comprometido para 2015, o objetivo seria cumprir com a promessa feita ainda durante a campanha eleitoral e chamar os aprovados para reforçar o quantitativo da tropa militar. A intenção, segundo o governador, seria buscar uma alternativa, por meio de estudos de impacto, para evitar extrapolar, ainda mais, os limites prudenciais da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Membros da reserva técnica do concurso de 2012 compareceram à solenidade e aguardaram o término da posse do novo comandante da PM, coronel Paulo Domingos de Araújo Lima Júnior, para um encontro rápido com o governador, quando cobraram a convocação. Eles esperam um posicionamento da atual gestão, já que não conseguiram avançar no diálogo com a administração passada. O grupo chegou a ficar acampado na Praça dos Martírios por mais de 100 dias esperando, sem sucesso.

“Vamos convocar e formar uma mesa permanente com a presença do secretário de Defesa Social para iniciar o diálogo. A nossa intenção é de convocar a reserva técnica da Polícia Militar, mas temos que estruturar a nossa equipe, começar os trabalhos e, depois, sentar com a categoria para conversar”, explanou Renan Filho.

CORONÉIS DA RESERVA

Questionado sobre o possível retorno à ativa de cinco coronéis da reserva remunerada, direito conquistado por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o governador confirmou que, caso eles voltem ao trabalho, vão ficar em atividades burocráticas, ou seja, nas assessorias militares. O novo comandante explicou que não há cargos disponíveis para coronéis na corporação. Por isso, há uma proposta de se sugerir uma lei para criar os cargos de assessores especiais do comando, que seriam ocupados justamente pelos coronéis aposentados.

A solenidade de passagem de comando aconteceu na sede da Academia da Polícia Militar, no Trapiche da Barra, e foi acompanhada por integrantes da tropa e representantes do Executivo. Em discurso, Renan Filho disse que a intenção do atual governo é transformar Alagoas em um estado mais pacífico, tirando o título de mais violento do País. “Vamos oferecer mais segurança, principalmente aos jovens que mais sofrem com a violência em nosso estado. Para isso, vamos amparar os comandos e as instituições policiais para que os resultados sejam alcançados”, prometeu.

O secretário Alfredo Gaspar de Mendonça citou a valorização da tropa militar como um dos pontos cruciais e pregou a união da corporação. O soldado precisa ter mais confiança para ir às ruas e enfrentar a criminalidade”, afirmou.

 

 

Fonte: Gazetaweb


Encontrou algum erro? Entre em contato