NOVO GOVERNO

Renan Filho prega união entre poderes durante posse como governador

Por 01/01/2015 - 19:57

ACESSIBILIDADE

Renan Filho prega união entre poderes durante posse como governador

Com o plenário da Assembleia Legislativa do Estado (ALE) lotado, tomou posse, na tarde desta quinta-feira (1º), o mais novo governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB). Durante discurso, ele destacou a necessidade da união entre os Poderes para que o estado possa superar as dificuldades e crescer. Ressaltou ainda a importância de criar oportunidades iguais para todos, prometendo trabalhar para os mais de 3 milhões de alagoanos.

“Faço aqui um amplo chamamento à união. União de todos os poderes constituídos. Do Legislativo, do Judiciário e do Ministério Público Estadual, para que tenhamos força suficiente para superar os imensos desafios que estão à nossa frente e que virão adiante”, disse.

Renan também destacou, durante o discurso, que espera um debate político saudável com a Assembleia Legislativa do Estado (ALE), pedindo que todos os parlamentares estejam unidos para buscar o melhor para Alagoas. “Destaco a importância da Assembleia Legislativa, onde espero que o debate político encontre novos caminhos para resolver velhos problemas da população, independentemente dos que marcharam conosco ou não na campanha”, pontuou.

O governador voltou a falar sobre a importância de investir em educação, destacando que ela é o motor propulsor para as mudanças que precisam ser concretizadas no estado. “A nossa meta é fazer uma revolução na educação de Alagoas. A primeira providência já foi tomada. A secretaria de Educação terá em seu comando o vice-governador Luciano Barbosa, empossado ao meu lado nesta solenidade. A revolução na educação em Alagoas, além de ser uma necessidade, é uma oportunidade que a história está nos dando. Estamos atrasados e temos que correr contra o tempo”, pontuou.

As dificuldades nas áreas da saúde e na segurança pública, assim como os índices de desemprego e os indicadores econômicos do estado também foram citados pelo governador durante o discurso na solenidade de posse.

“Os índices da criminalidade em Alagoas são alarmantes. Aqui morre-se de graça e mata-se a qualquer pretexto. Na área da segurança pública, a repressão e a prevenção devem trabalhar juntas. A presença do estado deve ser permanente. A população precisa se sentir protegida, pois tem o direito de sair de casa. Para isso, a atuação ostensiva e a apuração eficiente e eficaz dos crimes são essenciais”, destacou.

O novo governador de Alagoas disse que vai trabalhar para que, em 2017, quando serão comemorados os 200 anos de emancipação política de Alagoas, o estado tenha uma segunda emancipação, conforme proposta apresentada pelo senador Fernando Collor de Mello (PTB), se livrando dos índices negativos que tanto prejudicam o desenvolvimento.

EXPERIÊNCIA

Renan Filho falou ainda sobre o papel desempenhado por ele à frente do Poder Executivo de Murici e também como deputado federal de Alagoas, cargo que ocupava antes de ser eleito, no último mês de outubro, para assumir o governo de Alagoas. Segundo Renan, a experiência política adquirida à frente desses cargos será fundamental para o desempenho das funções dele como governador.

“Trago uma experiência essencial, que é o exercício da política em sua expressão mais abrangente. O primeiro ensinamento é que, na política, a gente aprende todo dia. Como governador, faço o juramento de honrar a confiança dos mais de 670 mil eleitores de Alagoas que livremente me deram seu voto e definiram a eleição ainda no primeiro turno. Este juramento será cumprido com muito trabalho e fidelidade aos compromissos de campanha. Quero e vou governar para os mais de 3 milhões de mulheres, homens e crianças de Alagoas”, falou.

A solenidade de posse foi conduzida pelo presidente da Mesa Diretora da ALE, deputado Fernando Toledo (PSDB). Diversas autoridades estiveram presentes, entre elas o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins; o prefeito de Maceió, Rui Palmeira; o presidente do Tribunal de Contas de Alagoas, Otávio Lessa; o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), José Carlos Malta Marques; deputados estaduais e federais e vereadores da capital alagoana. O senador Renan Calheiros (PMDB) não compareceu à posse do filho, já que estava conduzindo a solenidade de posse da presidente Dilma Rousseff, em Brasília.

 

 

Fonte: Gazetaweb


Encontrou algum erro? Entre em contato