POLÍTICA

Sai a lista de 13 secretários de Renan Filho; falta Fazenda e Agricultura

Por 23/12/2014 - 09:00

ACESSIBILIDADE

Sai a lista de 13 secretários de Renan Filho; falta Fazenda e Agricultura

A assessoria de imprensa do governador eleito Renan Filho (PMDB) divulgou, na manhã desta segunda-feira (22) os nomes dos titulares para as secretarias do Gabinete Civil; Educação; Defesa Social; Saúde; Planejamento e Gestão; Infraestrutura; Desenvolvimento Social; Mulher e Direitos Humanos; Trabalho, Emprego e Renda; Cultura, Transporte e Desenvolvimento Urbano; Esporte, Lazer e Juventude; e, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

 

De acordo com o jornalista Ênio Lins, que já havia sido confirmado para a Secretaria de Comunicação, os novos titulares das demais pastas, a exemplo das de Fazenda e Agricultura, serão anunciados nos próximos dias.

 

Confira a lista e um breve histórico dos futuros secretários:

 

 

 

Casa Civil: Fábio Farias

 

FÁBIO LUIZ ARAÚJO LOPES DE FARIAS - Médico formado pela Universidade Federal de Alagoas, é também empresário atuante em vários segmentos econômicos e agropecuarista. No setor representativo privado exerceu os postos de Conselheiro da Cooperativa dos Plantadores de Cana de Alagoas e membro do Conselho Consultivo da Portobello Shop. No serviço público, desempenhou as funções de Presidente da Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor), Superintendente da Fusal (Fundação de Saúde de Alagoas), Chefe de Gabinete da Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas, Administrador do Porto de Maceió, Presidente do Conselho da Autoridade Portuária e Secretário de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas. É suplente de Senador por Alagoas (mandato 2010-2018).

 

 

 

Educação: Luciano Barbosa

 

JOSÉ LUCIANO BARBOSA DA SILVA - Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal de Alagoas, com mestrado em Economia pela Universidade Columbia, nos Estados Unidos, foi secretário de Educação da Prefeitura de Arapiraca (1993-1996), secretário de Finanças e de Saúde da Prefeitura de Arapiraca (1997-2004), secretário estadual dos Transportes e Obras e de Administração (1995-97) em Alagoas, secretário de Planejamento e Orçamento do Ministério da Justiça, em 1999. Foi também Ministro da Integração Nacional (2002-2003). Prefeito do município de Arapiraca, eleito em 2004 e reeleito em 2008. Exerceu também a presidência da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

 

 

 

Defesa Social: Alfredo Gaspar de Mendonça

 

ALFREDO GASPAR DE MENDONÇA NETO - Advogado, pós-graduado em Direito Público, ingressou em 1996 na carreira do Ministério Público Estadual de Alagoas. Atuou como Promotor de Justiça Titular nas Comarcas de Maravilha, Palmeira dos Índios e Maceió, além de ter exercido seu ofício em várias Promotorias Especializadas Criminais do interior e da Capital, e nas assessorias técnicas do Procurador-Geral de Justiça e do Corregedor-Geral. Representando o MPE, participou das investigações de inúmeros casos de grande repercussão no Estado, a exemplo do assassinato da deputada federal Ceci Cunha (1998). Compôs o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos e está no exercício do segundo mandato como membro do Conselho Estadual de Segurança Pública do Estado de Alagoas. Atualmente, coordena o Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) do MPE. Por mais de uma década, exerceu a docência do ensino superior, sendo professor titular de Direito Penal no Centro Universitário Cesmac e na Escola Superior do Ministério Público alagoano, lecionando ainda na Faculdade Seune.

 

 

 

Saúde: Rozangela Wyszomirska

 

ROZANGELA MARIA DE ALMEIDA FERNANDES WYSZOMIRSKA - Graduada em Medicina pela Escola de Ciências Médicas de Alagoas (1980), atual Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL, é especialista em gastroenterologia pela Federação Brasileira de Gastroenterologia, mestrado e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas. Possui especialização em Auditoria em Saúde, Educação Médica, tendo participado do programa de desenvolvimento docente para educadores médicos (FAIMER-Brasil). É professora adjunta da UFAL e da UNCISAL. Pesquisadora nas linhas de esquistossomose mansoni e educação em saúde, com trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais. Reitora da UNCISAL desde 2009.

 

 

 

Planejamento e Gestão: Christian Teixeira

 

CARLOS CHRISTIAN REIS TEIXEIRA, advogado, Pós-Graduado em Direito Eleitoral pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió/ CESMAC - Faculdade de Ciências Jurídicas/FADIMA; Bacharel em Direito pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC) - Faculdade de Ciências Jurídicas/FADIMA; Especialista nas áreas de direito Administrativo, Eleitoral, Cível e Trabalhista; Secretário-geral da Comissão de Ética na Administração Pública da Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional Alagoas - OAB/AL. Foi Assessor Especial do Gabinete do Prefeito de Maceió; ex-Procurador-chefe de Licitações, Contratos e Convênios da Prefeitura Municipal de Maceió; advogado, ex-consultor jurídico do Fundo de Previdência do Município de Mar Vermelho/AL - FUNPREV; ex-assessor jurídico da Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas - CGJ e ex-assessor jurídico do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas - TJ/AL.

 

 

 

Infraestrutura: Aparecida Machado

 

MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA BERTO MACHADO - Graduada em Administração pelo Cesmac, pós-graduada em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); funcionária de carreira da Caixa Econômica Federal, desde 1989, exerceu as seguintes funções: Técnica de Fomento, Supervisora de Habitação, Gerente de Relacionamento Empresarial, Gerente Geral de Agências (Menestrel das Alagoas e Barão de Jaraguá), Gerente Regional de Construção Civil - segmento negocial; Superintendência da CEF em Alagoas, Gerente de Habitação - segmento técnico (Engenharia); Gerência Executiva de Habitação Alagoas (função atual). Possui especialização em Consultoria Empresarial; Finanças Empresariais; Certificação em Habitação e Formação de Tutores.

 

 

 

Desenvolvimento Social: Joaquim Brito

 

JOAQUIM ANTONIO DE CARVALHO BRITO: formado em Psicologia (Cesmac), técnico Industrial, é servidor aposentado da antiga Companhia Energética de Alagoas (Ceal), atualmente Eletrobras Distribuição Alagoas; ex- presidente do Sindicato dos Eletricitários de Alagoas; ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores em Alagoas; ex-presidente do Partido dos Trabalhadores em Alagoas; Secretário de Estado do Trabalho e Assistência Social de Alagoas, em 1999; Presidente da Eletrobras Distribuição Alagoas (de 2003 a 2008); integrou o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Trabalho e Assistência Social e atualmente é membro do Conselho de Administração da Eletrobras Distribuição Amazonas.

 

 

 

Defesa da Mulher e dos Direitos Humanos: Rosinha da Adefal

 

ROSEANE CAVALCANTE DE FREITAS (Rosinha da Adefal) - Funcionária pública federal, com formação superior em Direito pelo Cesmac; Na diretoria da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (ADEFAL) exerceu a 2ª Secretaria, Diretoria de Esporte, 1ª Secretaria, Presidenta. Foi Vereadora por Maceió (2007-2009) e presidiu a Comissão de Assuntos Urbanos da Câmara Municipal, e ali também integrou as Comissões de Direitos Humanos, dos Direitos da Mulher e de Ética Parlamentar. Deputada Federal (2011-2015), foi titular da Procuradoria da Mulher e participou de diversas Comissões, como as de Seguridade Social e Família - CSSF, de Direitos Humanos e Minorias, de Seguridade Social e Família, de Turismo e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.

 

 

 

Trabalho, Emprego e Renda: Rafael Brito

 

RAFAEL GÓES DE BRITO - Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), concluído em 2002; Master of Business Administration (MBA) em marketing pelo IPAM (Instituto Português em Administração e Marketing), concluído em 2005; MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), concluído em 2011. Empresário desde o ano 2000, atua em diversos campos de empreendedorismo.

 

 

 

Cultura: Mellina Freitas

 

MELLINA TORRES FREITAS é Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Maceió (FADIMA), Fundação Educacional Jayme de Altavilla, 2007. É escritora e poetisa, com vários trabalhos publicados, como "O Vôo das Borboletas", Editora Catavento, 2005. "Cacilda, Mulher Coragem", Editora GrafMarques, 2012; membro efetiva da Academia Maceioense de Letras, ocupando a Cadeira 27; integrante do Grupo Literário Alagoano; ex-Prefeita do Município de Piranhas (2008 a 2012), tendo desenvolvido no âmbito cultural, dentre outras iniciativas, as seguintes ações: implantação do Centro Cultural Miguel Arcanjo de Medeiros; construção do Conservatório de Música Cacilda Damasceno Freitas; implantação do Grupo Armorial de Piranhas - GEMAPE; implantação do coral Cantos do Velho Chico; criação do Grupo de Chorinho Chorões do São Francisco; criação do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião; construção do Observatório José Brandão de Sousa; aquisição da canoa (tipo chata) EntreMontes, para resgate da história do Baixo São Francisco.

 

 

 

Transporte e Desenvolvimento Urbano: Mosart Amaral

 

MOSART DA SILVA AMARAL - Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal de Alagoas, integrante do quadro funcional da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) desde 1985. De abril/1986 a março/1987 - Superintendente da SUMOV (Superintendência Municipal de Obras e Viação) da Prefeitura de Maceió; Diretor de Operações da Companhia de Saneamento de Alagoas (1987-1990); Diretor de Projetos e Obras da Companhia de Saneamento de Alagoas (1990); Gerente de Suprimentos da Companhia de Saneamento de Alagoas (2003-2004); de janeiro/2004 a abril/2006, Superintendente da SOMURB (Superintendência Municipal de Obras e Urbanização de Maceió), de 2004 a 2006; e Secretário de Infraestrutura e Urbanização da Prefeitura de Maceió, (2006/20012).

 

 

 

Esporte, Lazer e Juventude: Cláudia Petuba

 

CLÁUDIA ANICETO CAETANO PETUBA - Graduada em Administração pela Universidade Federal de Alagoas e bacharela em Direito pela IESA, com especialização em Direito Público, em 2013 iniciou carreira docente no ensino superior como professora de Direito Constitucional. Como líder estudantil foi coordenadora-geral do Centro Acadêmico de Direito da FAA/IESA, coordenadora-geral do Diretório Central do Estudantes-DCE da UFAL e da direção nacional da União Nacional dos Estudantes (UNE). Participou da Comissão Organizadora de Alagoas da III Conferência do Esporte, sendo indicada pela Comissão Nacional como uma das instrutoras do Plano Decenal do Esporte em Alagoas, e da II Conferência de Juventude.

 

 

 

Meio Ambiente e Recursos Hídricos: Alexandre Ayres

 

CLÁUDIO ALEXANDRE AYRES DA COSTA - Bacharel em Direito pelo Cesmac/Fundação Jayme de Altavila; Pós-graduando em Gestão de Cidades pela Unit; Assessor jurídico da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Alagoas (2004/2007); Assessor jurídico da Prefeitura Municipal de Anadia/AL (2006/2007); Coordenador da assessoria jurídica da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (2007/2009); Procurador Geral do Município de Jequiá da Praia/AL (2009/2012); Superintendente da AMA - Associação dos Municípios de Alagoas (2013/2014); Assessor Técnico da AMA - Associação dos Municípios de Alagoas (2014).

 

 

 

SURPRESAS 

 

A surpresa maior da equipe foi a escolha da ex-prefeita de Piranhas  Mellina Freitas para comandar a Secretaria de Cultura. Denunciada pelo Gecoc por improbidade administrativa, Mellina foi acusada de desviar mais de R$ 10 milhões dos cofres municipais e somente não foi presa graças a um salvo-conduto expedido pelo Tribunal de Justiça de Alagoas. E um detalhe: ela é filha do desembargador Washington Luiz, que assumirá a presidência do TJ agora em janeiro.

 

Estranha-se ainda sua escolha para a Cultura; não se conhece nenhum trabalho relevante dela que a credencie para a pasta.

 

Outra surpresa foi a indicação de Joaquim Brito, um nome do PT, quando a expectativa era de que o escolhido para o primeiro escalão fosse o deputado Judson Cabral diante de sua postura e o trabalho que desenvolveu na Assembleia Legislativa. Já Brito deixou o comando da Eletrobras Alagoas (Ceal) criticado pelos funcionários e chegou a ser apontado por eles como um dos responsáveis pelo esfacelamento da companhia de energia elétrica do estado.

 

O bom destaque entre o secretariado de Renan Filho é o promotor de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, futuro secretário de Defesa Social. Coordenador do Gecoc, ele tem sua atuação destacada inclusive perante os demais colegas do Ministério Público Estadual (MPE).

 

Interessante será vê-lo na mesma mesa que Mellina Freitas: a investigada frente a frente com o investigador.

 

 

 

 

 

Redação

 

 

 

 

 


Encontrou algum erro? Entre em contato