SAÚDE

Campanha de vacinação contra pólio e sarampo é prorrogada

Por 18/12/2014 - 09:21

ACESSIBILIDADE


A Campanha de vacinação contra a poliomielite e de seguimento contra o sarampo foi mais uma vez prorrogada em todos os estados do Brasil que não atingiram a meta de imunização de 95% preconizada pelo Ministério da Saúde (MS). Em Maceió, as crianças de seis meses a menores de 5 anos podem ser imunizadas até o dia 31 de dezembro em todas as unidades de saúde da capital.

A prorrogação da campanha seria encerrada no dia 8 de dezembro, data limite estipulada pelo Ministério da Saúde (MS), mas com a adesão abaixo da média, não só em Maceió, mas em todo o país, ela teve que ser prorrogada novamente. Segundo dados do Programa Nacional de Imunização (PNI) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até o momento, Maceió atingiu 89,22% da meta de 95%.

A coordenadora do PNI do município, Eunice Raquel Amorim, alerta os pais e responsáveis para a importância da vacinação. “Recomendamos que os pais não deixem de lado esse compromisso com suas crianças, pois essas são doenças graves que se não prevenidas podem trazer muitas complicações, no caso da poliomielite até paralisia total”, reforça. Para a imunização, os pais e responsáveis não devem esquecer de levar o cartão de vacinação da criança, para o devido registro das doses aplicadas.

A vacina é a melhor forma de prevenção contra a doença, que apresenta sintomas semelhantes ao de uma gripe, com náuseas, vômitos e dores abdominais. O vírus da poliomielite é capaz de chegar ao sistema nervoso através da corrente sanguínea e ocasionar paralisia total. Já contra o sarampo, a melhor forma de evitar a doença, que pode ser grave, também é por meio da vacinação. Otite, pneumonia e encefalite são complicações graves da doença.

A campanha de vacinação se encerra no dia 31 de dezembro, mas as doses da vacina contra a poliomielite e o sarampo já estão disponíveis no calendário básico de vacinação de Maceió. A imunização contra a poliomielite acontece anualmente em uma única etapa.

 

 

 

Fonte: GazetaWeb/Ascom


Encontrou algum erro? Entre em contato