EDUCAÇÃO

Pré-matrícula de alunos novatos da rede Estadual terá início no dia 5 de janeiro

Por 17/12/2014 - 08:11

ACESSIBILIDADE

Pré-matrícula de alunos novatos da rede Estadual terá início no dia 5 de janeiro

A pré-matrícula de alunos novatos (foto) para o ano letivo 2015 da rede pública estadual terá início em janeiro e será realizada online por meio do site www.matriculaonline.al.gov.br para 286 escolas da rede pública estadual. A informação foi repassada na portaria n.º 3.197/2014 publicada pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) no Diário Oficial do Estado de segunda-feira (15) e contempla as escolas da rede estadual que encerram o ano letivo 2014 até fevereiro de 2015.

 

De acordo com a portaria, no período de 5 a 11 de janeiro, os interessados deverão acessar o site da pré-matrícula e efetuar o preenchimento do formulário eletrônico com os dados do (a) candidato (a) à vaga e opções de unidade de ensino pretendidas. Já no dia 16, eles devem retornar ao site para verificar o local e data para realização da matrícula e, no período de 19 a 23, comparecer à escola selecionada com a documentação exigida para efetivar o processo de matrícula. A matrícula só será confirmada se o estudante ou responsável comparecer à referida unidade neste período e, caso não o faça, perderá automaticamente a vaga, que será destinada à comunidade.

 

A pré-matrícula online será realizada exclusivamente para os seguintes anos/série/períodos: Ensino Fundamental - 1º e 6º ano; Ensino Médio - 1ª série; Ensino Fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) - 1º e 5º períodos do turno diurno e 1º e 6º períodos do turno noturno; Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) - 1º período.

 

Facilidade - Para a Superintendente de Gestão da Rede Estadual de Ensino, Maridalva Campos, o processo de matrícula on-line vem, a cada ano, obtendo maior aceitação da população, desde o primeiro, para o ano letivo de 2012.

 

“Este processo on-line foi pensado para facilitar a vida da população, pois com o cadastro online evitamos a formação de filas em frente às escolas evitando a formação de filas e garantindo o acesso à educação. O sistema foi pensado de forma a assegurar escolas mais próximas aos estudantes e, quando necessário, garantir o transporte escolar”, destaca Maridalva, afirmando que tanto a SEE como as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) disponibilizarão equipes e infraestrutura necessárias para o esclarecimento das dúvidas dos usuários do sistema.

 

Maridalva chama atenção aos pais/responsáveis para que informem, no ato do cadastro, se o aluno é deficiente, pois este público terá prioridade para a escolha de vagas. “É fundamental preencher com atenção os formulários com dados exatos sobre nome, data nascimento, sexo, nome da mãe, endereço e a série pretendida. Cada item deste vai auxiliar os técnicos no direcionamento à escola que melhor se adeque à necessidade do estudante”, ressalta.

 

Documentação - Os documentos necessários para a realização da matrícula são: Certidão de Nascimento/Casamento ou RG, CPF do aluno, se possuir (original e cópia); Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão / Transferência original, emitida num prazo máximo de 30 (trinta) dias, da última Unidade de Ensino em que estudou; Original e cópia do RG e CPF do responsável legal, no caso de candidato (a) menor de 18 anos; Laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso); Original e cópia do comprovante de residência atualizado; 01 foto 3x4; Carteira de vacinação atualizada, para os alunos do 1º ao 5º ano; Parecer descritivo individual sobre o desenvolvimento afetivo, psicomotor e cognitivo dos estudantes concluintes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental; Cartão do Bolsa Família (original e cópia), caso o candidato seja beneficiário.

 

A SEE disponibilizará pontos de apoio para auxiliar a comunidade na realização da pré-matrícula, na sede das Coordenadorias Regionais de Educação e nas escolas da Rede Estadual de Ensino. Mais detalhes podem ser consultados no endereço eletrônico www.matriculaonline.al.gov.br.

 

Os interessados poderão acessar a portaria na íntegra no site www.educacao.al.gov.br.

 

As escolas não contempladas neste processo organizarão suas matrículas posteriormente, ao final de cada ano letivo, com divulgação ampla à comunidade.

 

 

 

Fonte: GazetaWeb


Encontrou algum erro? Entre em contato