DIVERGÊNCIAS

Agentes penitenciários estendem greve no sistema prisional de Maceió

Por 16/12/2014 - 09:21

ACESSIBILIDADE


Os agentes penitenciários do sistema prisional, localizado no Tabuleiro do Martins, em Maceió, decidiram, ontem (15), dar continuidade a greve realizada pela categoria realizada no último sábado (13). De acordo com o diretor financeiro do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas (Sindapen/AL), Victor Leite, a categoria não sabe quando os serviços serão retomados.

Leite diz ainda que os serviços de visitas foram suspensos, além de alguns serviços externos e internos, como o atendimento de advogados, psicólogos e médicos só em casos de extra urgência. “Aproximadamente 350 agentes aderiram à greve, e nós só vamos suspender a paralisação das atividades quando o governo ou a Seris [Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social] entrar em contato com a categoria para dar uma posição sobre nossas exigências”, explica.

À reportagem do G1, a assessoria de comunicação da Seris informou que não foi notificada oficialmente e que a categoria não comunicou formalmente a secretaria da paralisação.

A assessoria informa ainda que um processo administrativo será aberto por conta da paralisação dos serviços de visita, tendo em vista que os agentes impediram o direito de ir e vir de quem precisou visitar algum familiar dentro do sistema prisional.

O diretor financeiro do Sindapen afirma ainda que a categoria pede o aumento no número de efetivo dos agentes penitenciários, a mudança na escala realizada pela Seris e a saída do secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Carlos Luna.

“Estamos exigindo uma escala onde possamos trabalhar 24h e folgar quatro dias, pois não prejudica o efetivo. Temos um número de seis agentes para tomar conta de 800 presos no Baldomero Cavalcanti, e isso oferece muito risco para os trabalhadores. Quando é a noite esse número piora devido a essa escala, perdemos um agente, ficando somente com cinco pessoas”, desabafa.

Protestos

Familiares de reeducandos ficaram impedidos de realizar visitas na manhã do último sábado (13), porque agentes penitenciários deflagraram greve. Revoltados, eles quebraram uma tenda e o banheiro químico do presídio. A rodovia BR-104, que dá acesso ao sistema prisional de Alagoas, localizado no bairro do Tabuleiro do Martins, foi bloqueada.

Os agentes penitenciários enviaram ao Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg) um documento solicitando melhor distribuição das escalas, mas ainda não se sabe quando será o fim da paralisação.

 

 

Fonte: G1 AL

 


Encontrou algum erro? Entre em contato