UTILIDADE PÚBLICA

Prazo para cadastramento de motofretistas termina este mês

Por 10/12/2014 - 09:33

ACESSIBILIDADE

Prazo para cadastramento de motofretistas termina este mês

Prestadores de serviços de motofrete têm até o final deste mês para realizar, na sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), localizada no bairro Tabuleiro do Martins, o cadastramento e a emissão de autorização para exercer a atividade. A partir de janeiro de 2015, o órgão notificará os motofretistas que não estiverem regularizarados. O prazo para a regularização junto ao órgão teve início em agosto.

“Ao exercerem a atividade de maneira irregular, por não estarem cadastradas no órgão gestor, essas pessoas estarão sujeitas à autuação e ao recolhimento do veículo”, afirmou o diretor de Operações de Transportes e Táxi, Zenildo Filho (foto). Ainda de acordo com ele, o objetivo da regularização é proporcionar melhor acompanhamento da categoria e uma fiscalização eficiente, o que evitará o trabalho clandestino.

Os profissionais devem comparecer primeiramente na sede do Sindicato dos Mototaxistas e Motoboys do Estado de Alagoas (Simmeal), no Centro de Maceió, para participar do curso obrigatório de motofretistas, além de realizar a vistoria do veículo. Somente após esse procedimento, eles devem recorrer à SMTT para efetuar o cadastramento e recebere a autorização para exercício da atividade.

As documentações exigidas no órgão municipal de trânsito são a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), constando atividade remunerada, ter habilitação com no mínimo dois anos e ser maior de 21 anos de idade, identidade, CPF, comprovante de residência, documentos do veículo, comprovante de conclusão de curso de motofretista e nada consta criminal Federal e Estadual.

Segundo Zenildo, após o cadastro na SMTT é necessário ir ao Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) para realizar a substituição da placa, que passará de cinza para vermelha. “Após a substituição da placa, o profissional deverá ir ao sindicato para então colocar a numeração no veículo, no colete e no capacete. Só após todo esse procedimento o profissional poderá exercer a função regularmente”, disse.

 

 

Fonte: GazetaWeb


Encontrou algum erro? Entre em contato