SAÚDE

Vacinas para recém-nascidos serão aplicadas nas maternidades da capital

Por 22/08/2014 - 10:04

ACESSIBILIDADE


A partir do mês de setembro, os bebês nascidos em maternidades públicas da capital já receberão, no próprio hospital, as doses das duas primeiras vacinas administradas em recém-nascidos: BCG e Hepatite B. A implementação da medida atende a uma orientação do Ministério da Saúde (MS) e tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e garantir que os recém-nascidos estejam imunes já na saída da maternidade.

 

Para isso, foi iniciada uma preparação para a oferta do novo serviço, na manhã de quinta-feira (21), representantes das maternidades Santo Antônio, Nossa Senhora da Guia, Nossa Senhora de Fátima, Santa Mônica, Casa Maternal Denilma Bulhões e Hospital do Açúcar participaram de uma capacitação na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com a enfermeira Juliana Veras, do Programa de Nacional de Imunização (PNI) de Maceió.

 

Entre as informações debatidas durante a reunião, foram apresentados os cuidados necessários para a conservação das vacinas e a importância dessa imunização. Atualmente 14 tipos de vacinas são disponibilizados nas unidades de saúde da capital, inclusive BCG e Hepatite B, que registram um índice de imunização nacional superior a 90%.

 

 

 

Vacina BCG

 

É aplicada no primeiro mês de vida.  A vacina BCG é feita com uma bactéria chamada Bacillus Calmette-Guérin e tem como objetivo prevenir contra as formas graves de tuberculose.

 

 

 

Vacina contra Hepatite B

 

Esta vacina protege contra a hepatite B, que é causada por um vírus, transmitido pelo contato com sangue e secreções de pessoas contaminadas. A vacina é injetável e o esquema completo de imunização é composto de três doses, sendo que a primeira dose pode ser aplicada já na maternidade ou durante o primeiro mês de vida.

 

 

 

Ascom Maceió


Encontrou algum erro? Entre em contato