DENÚNCIA

MPT ingressa com ação contra Sesau por suposta contratação irregular

Por 05/08/2014 - 09:06

ACESSIBILIDADE


O Ministério Público do Trabalho (MPT) ingressou com uma Ação Civil Pública na Justiça do Trabalho, com pedido liminar, contra a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em virtude da suposta contratação de neurocirurgiões por meio de terceirização ilícita.

A instauração do inquérito civil ocorreu após denuncia feita pelo Sindicato dos Médicos do Estado de Alagoas (Sinmed/AL), afirmando que a Sesau estaria terceirizando, de forma ilegal, atividades consideradas privativas de servidores de carreira, permitindo que os serviços próprios do cargo público de médico fossem executados por cooperativa de trabalho, configurando, desta forma, a infração trabalhista.

Segundo o MPT, representantes da secretaria de saúde reconheceram, em audiência, que mantinham um contrato de prestação de serviço com a Cooperativa dos Neurocirurgiões do Estado de Alagoas (COOPNEURO-AL), para suprir necessidades próprias do cargo público de médico especializado em neurocirurgia. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi proposto pelo MPT, mas a Sesau não teria demonstrado interesse em resolver o problema de forma extrajudicial.

Para o procurador do Trabalho Rafael Gazzanéo, subscritor da ação, "não se pode admitir, por respeito aos princípios da moralidade e legalidade, a permanência de trabalhadores 'cooperativados' ocupando, de forma indireta, cargo público". "Nessa situação, é clara a pessoalidade e a subordinação direta do médico com o tomador de serviços. Se o afastamento dos trabalhadores 'cooperativados' comprometer o funcionamento do setor, a Sesau precisa buscar uma solução dentro dos parâmetros legais", explicou.

No pedido de tutela antecipada, o MPT requer que o governo de Alagoas seja condenado a não terceirizar serviços médicos, por meio de cooperativa de trabalho ou por qualquer outro meio. Em caso de descumprimento, o Estado de Alagoas pagará multa de R$ 100 mil por cada trabalhador "cooperativado" encontrado em situação desconforme com a lei - os valores serão destinados ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Já pelo dano moral coletivo, se condenado, o estado terá de pagar multa de R$ 500 mil.

No entanto, para a contratação da Cooperativa foi solicitado autorização à PGE, e realizada, visando a competitividade, uma cotação de preços, com publicação de aviso no D.O.E., porém apenas a Cooperativa dos Neurocirurgiões do Estado de Alagoas atendeu ao chamamento.

Por fim, a Sesau reafirma seu compromisso com uma gestão séria e transparente, visando sempre o melhor atendimento à saúde do alagoano.

 

Fonte: Gazetaweb


Encontrou algum erro? Entre em contato