Educação

SEE e Ufal farão parceria para capacitação de professores

Por Ascom/SEE 10/06/2014 - 10:03

ACESSIBILIDADE

SEE e Ufal farão parceria para capacitação de professores

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) farão uma parceria para promover capacitação de professores da rede estadual em direitos humanos, gênero e diversidade sexual. A medida foi discutida durante reunião no gabinete da vice-reitora da Ufal, Rachel Rocha que contou com a participação de técnicos da secretaria e da universidade.

O técnico da Gerência de Diversidade da SEE, Ademir Oliveira, disse que a necessidade da capacitação se deu após a publicação, em 2013, do plano de ações da SEE para a educação em direitos humanos. A partir da elaboração do plano, fez-se necessário a promoção de ações para a validação destas diretrizes.

“Durante todo o mês de maio, percorremos as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) para discutirmos este tema e formarmos elos de diversidade nas coordenadorias. Estes elos, que totalizam 150 pessoas, são técnicos da SEE, das CREs e das secretarias municipais e serão responsáveis pela elaboração dos documentos norteadores desta política, bem como pela formação dos professores e acompanhamento dos trabalhos nas escolas. Por isso, a parceria com a universidade é fundamental para a capacitação em direitos humanos com os nossos elos”, explica Ademir.

A ideia inicial é que os educadores participem de um curso de extensão de 90 horas (das quais 30 presenciais e 60 à distância) divididos em três módulos: direitos humanos, gênero e diversidade. Antes de dar início ao curso, um grupo de 25 pessoas passará por uma capacitação na plataforma Moodle, ferramenta de Educação à Distância baseada em software livre. Os elos capacitados durante este curso receberão certificado pela Ufal.

A vice-reitora Rachel Rocha destacou a importância de se discutir direitos humanos nas escolas públicas e garantiu o apoio da universidade para a capacitação. O pró-reitor de Extensão da universidade, Eduardo Lira, também ressaltou a importância da parceria. “A universidade tem uma excelente interlocução com a SEE e esperamos que essa proposta possa se consolidar, pois, ao discutirmos esta temática em nossas escolas, quem sai ganhando é a sociedade alagoana”, afirma.

Também participaram da reunião as representantes do Núcleo Temático Mulher e Cidadania da Ufal, Elvira Simões e Maria Aparecida Oliveira e a diretora do Núcleo de Desenvolvimento Infantil e professora do Centro de Educação (Cedu), Telma Vitória.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria/SEE


Encontrou algum erro? Entre em contato