Alagoas

Chuvas atingiram 32 mil alagoanos nos últimos cinco anos

Números são do IBGE e podem crescer com a previsão do tempo para esta semana, que deixa a Defesa Civil sob atenção
Por TNH1 13/05/2014 - 11:09

ACESSIBILIDADE

Chuvas atingiram 32 mil alagoanos nos últimos cinco anos

O território alagoano registrou enchentes ou inundações em 39 municípios nos últimos 5 anos. O número é da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nesses cinco anos, a força das águas atingiu mais de 6 mil imóveis, segundo a pesquisa, e deixou 32. 879 pessoas desalojadas ou desabrigadas. Vale ressaltar que os números provavelmente são maiores, considerando que 13 cidades não prestaram informações ao IBGE sobre ocorrência de imóveis destruídos, e 11 deles não informaram o número de pessoas atingidas.

MORTES

Segundo a pesquisa, nesses cinco anos, em Alagoas foram registrados apenas 12 óbitos, dado que se contrapõe às mais de duas dezenas de mortes registradas na enchente que atingiu a Zona da Mata em 2010.

PREVISÃO

Apesar de ainda não deixar a Defesa Civil à espera de um desastre, a previsão de chuva para esta terça-feira (13) e quarta-feira (14) fez o órgão "acender" o alerta.

Segundo o coordenador do Centro de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil de Maceió, Paulo Noronha, o órgão recebeu o aviso meteorológico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos que prevê chuva o dia inteiro e pancadas de chuva.

Isso significa que deve chover o dia inteiro, com possibilidade de tempestades. “Com o chamado toró, pode alagar partes da cidade, por isso estamos sob atenção. Como a chuva deu uma trégua na semana passada, as barreiras secaram um pouco, mas estamos atentos à previsão do tempo”, afirma.

A previsão para hoje no Agreste é de possibilidade de chuva passageira. No Baixo São Francisco e Zona da Mata o tempo fica instável com chuva. No Sertão deve haver nebulosidade e chuva ocasional e no Sertão do São Francisco há possibilidade de chuva passageira.

 

Fonte: TNH1


Encontrou algum erro? Entre em contato