Política

Perto do fim do prazo, movimento diminuiu no Fórum Eleitoral de Maceió

População enfrentou longa fila no local em busca de serviços
Por Gazeta Web 08/05/2014 - 11:07

ACESSIBILIDADE

Perto do fim do prazo, movimento diminuiu no Fórum Eleitoral de Maceió

A minutos do encerramento do prazo para regularização do título e alistamento eleitoral, o movimento de pessoas diminuiu no Fórum Eleitoral Desembargador Moura Castro, localizado no bairro do Farol, em Maceió. Menos de dez pessoas esperavam o atendimento inicial nos guichês pouco depois das 23h40.

A expectativa, segundo o supervisor do Fórum e chefe do cartório eleitoral da 3ª Zona, João Alves, era de que todas as pessoas seriam atendidas. "Mais cedo, houve o receio de que nem todas as pessoas que estavam no lado de dentro seriam atendidas. Mas, pelo andamento dos trabalhos, conseguiremos atender todos os eleitores antes do prazo estabelecido", disse ele, minutos ante do encerramento do prazo.

Ainda havia uma fila com muitas pessoas dentro do Fórum. Esses eleitores estavam passando pelo processo de coleta de digitais e de captura da foto. Mas, segundo João Alves, o prazo das 23h59 previsto no sistema não vale para essas pessoas. "Esse prazo é para o atendimento nos guichês. Sendo atendida no guichê, a foto e a digital podem ser colhidas após as 23h59. É previsto um prazo para que haja a coleta das digitais e das fotos", explicou o supervisor do Fórum.

Mais cedo, centenas de eleitores lotaram o Fórum no último dia previsto no calendário da eleições de 2014 aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para normalizar a situação eleitoral, transferir o domicílio de votação e fazer o alistamento teve início desde novembro do ano passado, um mês após a última eleição. 

De acordo com Maria Valéria Lins Calheiros, diretora do Fórum, desde a última quarta-feira, 30 de abril, os funcionários trabalham os dois turnos para atender o maior número possível de eleitores. O indivíduo que não regularizar o título de eleitor terá o documento invalidado e perde a chance de prestar concurso público, matricular-se em faculdades e ingressar em outras instituições que exigem quitação eleitoral. Somente o eleitor que precisar da segunda via do título, o prazo para a emissão do documento se estenderá até o dia 25 de setembro. 

“Viemos com campanhas de conscientização em ônibus e na televisão, para os eleitores retardatários, que deixam sempre para a última hora a regularização do titulo. Cerca de 5523 atendimentos foram registrados até a noite de ontem. Os procedimentos terminam ás 23h59 desta noite, quando o sistema automaticamente cancelará qualquer cadastro”, explica a diretora do Fórum Eleitoral. 

A estudante, Lidiane Silva, de 16 anos, compareceu no Fórum mesmo não tendo a obrigatoriedade do cadastro. "Decidi exercer logo a minha cidadania. Mesmo sendo jovem, vejo muita coisa errada em nossa política e tenho a esperança de poder mudar um pouco essa realidade com meu voto”, afirma. 

O eleitor Edvaldo dos Santos, caminhoneiro, de 26 anos, também estava presente na fila, mas por um motivo bem diferente. Vítima da violência, o jovem foi retirar a segunda via do título. “Recentemente fui assaltado e como estou sempre viajando não tive outra oportunidade para resolver este problema. Estou aqui desde manhã, enfrentando sol quente e com fome. Acho um desrespeito com a população a organização oferecida pelo órgão”, explicou.

A segurança do local está sendo realizada pela Polícia Militar de Alagoas, com o apoio do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

 

Fonte: Gazeta Web


Encontrou algum erro? Entre em contato