Política

Empresa investigada pela PF fez doação para campanha de Vilela

Jaraguá Equipamentos é acusada de desvio de dinheiro em esquema envolvendo a Petrobras
Por G1 Alagoas 11/04/2014 - 11:27

ACESSIBILIDADE


A empresa Jaraguá Equipamentos Industriais, investigada pela Polícia Federal por suspeita de lavagem de dinheiro em esquema envolvendo a Petrobras, fez doação ao PSDB de Alagoas no ano de 2010 durante a campanha de reeleição do governador Teotonio Vilela Filho. A contribuição da indústria paulista, especializada em fornecer estruturas para refinarias, foi de R$ 200 mil ao comitê estadual e acabou sendo a única doação da empresa a um partido no estado de Alagoas.

Na lista de beneficiados da Jaraguá nas últimas eleições majoritárias, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estão diversos partidos, todos integrantes da base aliada do governo federal. Curiosamente, o PSDB alagoano é a única agremiação partidária no estado que se beneficia com doação dessa empresa.

As relações entre a indústria acusada pela PF de financiar o esquema comandado pelo doleiro Alberto Youssef, preso em Curitiba durante a Operação Lava-Jato, e o tucanato alagoano não param por aí. A empresa recebeu no ano de 2008 incentivos creditícios, fiscal e locacional para a instalação de uma planta em Alagoas, no Polo Industrial José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro.

A inauguração da unidade em Alagoas aconteceu em março de 2010, a sete meses antes das eleições em que Vilela disputou a reeleição. O investimento do grupo foi de R$ 72 milhões. Na época, o presidente da empresa, Álvaro Garcia, disse que a decisão de vir para o estado foi motivada pela proximidade com o porto e a disponibilidade de mão de obra.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: G1 Alagoas


Encontrou algum erro? Entre em contato