Alagoas

Centenas de pessoas visitam área protegida no sertão alagoano

IMA realiza atividade na caatinga durante as comemorações do Dia Mundial da Água
Por Ascom IMA 25/03/2014 - 10:10

ACESSIBILIDADE

Centenas de pessoas visitam área protegida no sertão alagoano

Centenas de pessoas subiram a serra do Craunã, na zona rural do município de Água Branca, no sertão alagoano do São Francisco, no sábado, dia 22, quando foi comemorado o Dia Mundial da Água. A atividade fez parte da programação do Instituto do Meio Ambiente (IMA) para sensibilizar e mobilizar moradores daquela região sobre a importância da preservação ambiental para a conservação da água.

 

 

 

Foram oito grupos organizados, com um total de 235 pessoas, acompanhados por técnicos e policiais do Batalhão do Polícia Ambiental (BPA) a fazer a trilha no morro com aproximados 600m de altura e que faz parte do Refúgio da Vida Silvestre dos Morros do Craunã e do Padre, a mais jovem Unidade de Conservação estadual, localizada no bioma caatinga de Alagoas.

 

 

 

Estudantes, professores e outras pessoas, dos municípios de Água Branca, Pariconha, Olho D’água do Casado, Pão de Açúcar, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Piranhas e Maceió, começaram a chegar no início da manhã e se preparar. Os grupos receberam camisetas, bonés, água e frutas para o lanche, antes e depois da subida: melancias, goiabas, tangerinas, mangas, uvas e bananas, além dos umbus colhidos, ainda bem cedo, nas árvores carregadas de frutos, por moradores do povoado Tingui.

 

 

 

As comemorações referentes ao Dia Mundial da água tiveram início na sexta-feira (dia 21) , com uma gincana ambiental realizada na Escola Municipal José Gomes de Lima, com a participação de 310 estudantes, nos períodos da manhã e tarde. Divididos em equipes, eles conseguiram arrecadar cerca de sete mil garrafas pets, 357 litros de óleo usado em cozinha, 19.631 chapas de raio x, 2.091 pilhas e baterias.

 

 

 

Além disso, participaram dos jogos e brincadeiras educativas. O prêmio para os vencedores é uma viagem para Maceió, onde devem participar de uma aula a bordo do barco-escola do IMA, no Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú-Manguaba.

 

 

 

Durante o final da tarde e noite, crianças, jovens e adultos se reuniram na área central de Água Branca, para participar de uma atividade sobre a importância da água. Houve exposição de artesãos do município, objetos feitos com material reaproveitados, Herbário MAC, sabão produzido com óleo usado, análise de água e peças apreendidas pelo BPA.

 

 

 

O evento contou ainda com a participação de representantes do poder público local e palestras feitas por Álvaro Menezes, presidente do Campanhia de Saneamento de alagoas (Casal); Marcelo Ribeiro, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); Marcelo Ribeiro, superintendente do Canal do Sertão pela Secretaria de Estado da Infra-Estrutura (Seinfra).

 


Encontrou algum erro? Entre em contato